sexta-feira, 3 de junho de 2011

Trilogia - Bolo Salgado de Tomate Seco, Queijo Feta e Manjericão

Mais um da que foram avaliados! O júri foi muito bonzinho (este teve 9 em tudo), constituído pela Minha Pessoa e por mais algumas pessoas, até sem saberem que era para uma avaliação! Este ganhou sem dúvida e com todo o mérito! É um bolo excelente, que fica bem como entrada ou como refeição principal, se acompanhado com uma salada verde ou com uma salada em torre!
Ingredientes
150 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos
100 ml de azeite
150 ml de leite
15 folhas de manjericão
100 gr de tomate seco em azeite
150 gr de queijo feta
sal & pimenta moída no momento
margarina para a forma
Preparação
comecei por ligar o forno a 180ºC. Untei uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhei com farinha. Numa tigela grande, misturei a farinha com o fermento, juntar os ovos e envolvi com uma vara de arames. De seguida adicionei o azeite e o leite. Misturei muito bem com a vara de arames até obter uma massa lisa e homogénea e reservei.
Cortei as folhas de manjericão em tiras finas. Escorri e sequei os tomates secos com papel absorvente e piquei grosseiramente. Sequei também o queijo com papel absorvente e cortei-o em cubos pequenos. Juntei o manjericão, o tomate seco picado e os cubos de queijo à massa. Temperei com sal (pouco, pois o queijo e o tomate já têm bastante) e pimenta. Envolvi muito bem com uma colher de pau. Deitei a massa na forma e levei ao forno por 35 minutos, a 180ºC. Retirei o bolo do forno e deixar amornar ligeiramente. Desenformei sobre uma rede ou grelha, de lado, para que conserve a forma. Servi frio acompanhado com “Torres Frescas”.

2 comentários:

  1. Todos os ingredientes são óptimos!! :)
    Deve ter ficado mesmo bom.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela sugestão e que vou levar comigo...

    beijinhos e tem um grande fim de semana!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs