quarta-feira, 15 de junho de 2011

Profiteroles com Chocolate




Andava há já algum tempo para fazer profiteroles! Gosto bastante, mas um dia destes fui jantar fora, pedi de sobremesa profiteroles e fiquei bastante desiludida: estavam ainda congelados! Pensei então que era capaz de fazer uns bem melhores! E se bem o pensei, melhor o fiz. Num Domingo de manhã levantei-me cheia de vontade de fazer um belo prato de profiteroles, até porque íamos almoçar fora e eu tinha ficado de levar a sobremesa!
Ingredientes:1 caneca (230ml) de água
1 caneca (a mesma) de farinha
2 c. Sopa de manteiga
1 casca de limão
4 ovos

Recheio:1 pacote de natas frescas (menos uma colher de sopa)
3 c. sopa de açúcar em pó

Cobertura:1 chocolate negro
1c. chá de manteiga
1 c. sopa de natas
Preparação:Num tacho pus a ferver a água, com a manteiga e a casca de limão. Quando estava a ferver juntei, de uma só vez, a farinha, mexendo sempre, até se descolar do fundo do tacho e fazer uma bola. Deixei arrefecer ligeiramente e juntei os ovos, um a um, batendo bem entre cada um, para ficar bem envolvido na massa (usei a batedeira, porque esta parte é complicada).
Forrei um tabuleiro com papel vegetal e pus pequenos montes da massa no tabuleiro (com alguma distância entre eles, porque crescem ao cozer) e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, que depois baixei para os 180ºC, durante cerca de 20min (até estarem cozinhados e com uma bonita cor dourada).
Deixei arrefecer.
Entretanto bati as natas com o açúcar, em chantilly.
Num tachinho pus a manteiga, a colher de sopa de natas e o chocolate e deixei derreter em lume brando.
Depois é só rechear cada profiterole com uma colher de chá de chantilly, dispor num prato e regar com o chocolate quente!

Ficam óptimos e não me desiludiram mesmo nada!

9 comentários:

  1. Que delícias para os olhos...E para a tua barriga!!! hehehe...
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi um concorrente do MasterChef Austrália a fazer também fiquei com olho neles. Os teus estão fantásticos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ao tempo que também ando para fazer mas é hoje é amanhã e nunca faço hehehe será que é desta?? é que depois de ver os teus ainda fiquei mais tentada...

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes! Eu também já fiz, e prefiro de longe os meus, que os de compra!
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que deixas aqui esta receita, adorei, vou guardar para fazer em breve, já não preciso procurar mais.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre pensei que era uma receita dificil de fazer... mas afinal é facilimo e tão bom!!! os teus estão optimos, bjks

    ResponderExcluir
  7. Ola tudo bem ?
    Estou a vender uns livros de receitas no meu blog , se tiveres intressada passa por la.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por esta receita :) ficou uma delícia!!... e afinal não é tão difícil como eu pensava :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Estou sem palavras! Não conhecia este blog e estou desde ontem a devorar as receitas, uma por uma! Ainda não é hoje que as leio todas, mas não consigo ir sem dar os meus parabéns!

    Não houve uma receita que não me parecesse fantástica, todo o texto e partilha...muito bom. Há muito tempo que não me apaixonava assim por um blog! OBRIGADA :)

    Vou me tornar seguidora, é impossível resistir!

    Um beijinho

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs