segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trilogia - Empada XL




Esta também fez parte da trilogia para votação (é uma trilogia que já vai em muitos)… O aspecto não ficou bem como eu queria, mas de sabor estava óptima! Prefeito para um piquenique ou para um jantar volante, porque dá para fazer de véspera.
Ingredientes:
1/2 frango
1 cenoura
1 cebola
4 cravinhos
grãos de pimenta
1 raminho de salsa
5 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de maisena
2 gemas de ovo
350g de farinha
Preparação:
Levei uma panela ao lume com água e acrescentei o frango, a cenoura descascada, a cebola com os cravinhos espetados, os grãos de pimenta, a salsa, o vinagre e o sal. Quando o frango cozeu retirei, deixei arrefecer e desfiei. Coei depois o caldo ca cozedura e reservei.
Levei um tacho ao lume com o azeite e juntei o frango desfiado e a cenoura cozida previamente esmagada com um garfo. Desfiz a maisena e 1 gema de ovo num pouco de caldo da cozedura e acrescentei ao frango. Deixei engrossar acrescentando mais caldo, de modo a ficar um bechamel grosso. Rectifiquei os temperos e acrescentei a noz-moscada. Deixei arrefecer
Entretanto preparei a massa. Numa taça coloquei a farinha e acrescentei, pouco a pouco, o restante caldo da cozedura do frango até obter uma massa que se possa estender. Estendi a massa em dois discos e forrei com um, uma tarteira de fundo amovível. Espalhei sobre a massa o recheio de frango e fechei com o outro disco de massa pressionando bem as pontas para fechar.
Pincelei com a outra gema de ovo desfeita numa colher de sopa de água e levei a forno quente (200ºC) cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.

Pode-se servir com uma salada verde ou legumes cozidos.

2 comentários:

  1. Gosto bastante de empadas de galinha, e em tamanho XL sabe muito melhor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta receita. Tenha uma boa semana. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs