terça-feira, 7 de junho de 2011

Pescada de Fricassé
















Eu gosto muito de fricassé, e se alguma vez tivesse que fazer um prato que me lembrasse a minha infância o “Fricassé” era uma opção! A minha avó materna era exímia a fazer fricassé, quer fosse de pescada, de frango… Muito bom mesmo! Eu já tinha tentado fazer uma vez, mas não ficou bom!
Desta vez saiu muito bem!
É um prato a repetir de certeza!
Ingredientes:
4 Lombos de Pescada
2 Gemas de ovo
1 Colher de farinha Maizena
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Limão
1 Copo de vinho branco
½ Copo de caldo de peixe
Azeite
Sal, pimenta
1 Molho de Coentros
Preparação:
Comecei por picar a cebola e o alho finamente e num tacho deitei um fio de azeite, que deixei aquecer e juntei a cebola e o alho picados. Deixei alourar e juntei os lombos de pescada, que temperei com sal e pimenta preta moída na hora.
Deixei tomar gosto cerca de 2 min de cada lado, depois reguei com ½ copo de vinho branco e ½ copo de caldo de peixe e deixei apurar!
Quando fervia polvilhei com a colher de farinha e juntei o restante vinho. Deixei cozinhar cerca de 15 min até os lombos estarem tenros.
Retirei do lume e tirei os lombos de pescada para um prato. .
Entretanto desfiz as gemas com uma concha do molho de peixe, voltei a por o tacho ao lume, em lume brando e juntei as gemas, em fio, mexendo sempre para não cozer. Deixei ao lume cerca de 3min sem ferver, juntei os lombos de pescada e envolvi.
Polvilhei com coentros picados e servi de seguida.

Acompanhei com pura de batata, mas também é muito bom com batata cozida ou arroz basmati.

3 comentários:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs