sábado, 21 de maio de 2011

Sapateira



Numa ida ao super vimos sapateira já cozida! Eu tenho um grande problema, que provavelmente irá inviabilizar todos os meus sonhos culinários: não compro para cozinhar animais vivos, nenhum… Nem sapateiras, nem amêijoas, nem mexilhões, nem lagostas (essas não compro nem mortas, porque são demasiado para a minha bolsa), nem caracóis… nada de nada!
Uma vez, ainda em casa dos meus pais comprámos uma sapateira, chegados a casa a minha mãe pô-la a cozer… O bicho dava com as patas na panela, foi horrível e devo dizer aqui que ninguém a comeu…
Pode ser hipócrita, porque os animais têm que morrer na mesma, mas sou incapaz de os ver morrer e sofrer antes. Só mais uma história: uma vez, andava a passear com os meus pais numa praia e estava um pescador a pescar choco, com uma espécie de lança. Picou o bicho e trouxe-o para fora. O choco guinchava parecia alguém a gritar e eu chorava quase ainda mais alto que o bicho… Claro que viemos embora e ainda hoje me arrepio só de pensar…
Por isso, para comer estas coisas, só aquelas que já vêm pré-cozidas e congeladas. Foi uma dessas que comprámos (tem umas maiores e outras mais pequenas, para duas pessoas comprámos das mais pequenas).
Depois é só seguir as instruções da embalagem!
De seguida é abrir a sapateira e preparar o molho. Fiquei muito contente quando vi que ela era pesada e tinha muito por dentro. O molho ficou muito bom, foi servido com fatias de pão de Mafra e tostas.
Foi um óptimo jantar!
Fiz assim:
Ingredientes:
1 Sapateira (retirar as patas, que depois são comidas à mesa, e usar só a carpaça e o que está lá dentro)
2 Colheres de sopa de maionese
1 Colher de chá de mostarda
1 Ovo cozido
Pickles qb (uso poucos e só dos brancos)
3 Colheres de sopa de cerveja
Preparação:
Retirei tudo o que está dentro da casca da sapateira para uma tigela, esmaguei com um garfo e adicionai o ovo, depois de cozidos, também esmagado. Piquei muito finamente os pickles e juntei. Juntei a maionese e a mostarda e liguei tudo. Juntei a cerveja para dar uma textura mais suave.
Servi com as patas e acompanhámos com cerveja bem fresquinha!
Uma delicia!

2 comentários:

  1. Gosto muito de sapateira. :)
    hehe Confesso que tmb não gosto mt de animais vivos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Estava óptima! E com uma cervejinha fresquinha, uma maravilha :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs