sexta-feira, 27 de maio de 2011

O meu 1º Rissoto - Rissoto de Cogumelos com Bife de Frango Grelhado

Ontem estava com pouca inspiração. Adoro cozinhar e na cozinha sinto-me no meu local de origem, mas devido ao Verão que se aproxima, à roupa estar apertada e a cuidados com a saúde, tenho que refrear esta minha vontade de todos os dias cozinhar uma coisa diferente.
No entanto, ontem ainda não foi bem o que eu queria! Ao fim da tarde, estava a dar uma volta pelos blogues de culinária quando vi “O Meu Tempero” e vi um rissoto com um aspecto maravilhoso! Lembrei-me que há algum tempo comprei arroz arbóreo, para fazer rissoto, mas ainda não tinha tido coragem, porque achava muito complicado.
Aquele parecia-me simples e pensei em adaptar ao que tinha programado para o jantar. E assim fiz: aqui está o meu 1º rissoto, que saiu bastante bom, dada a minha inexperiência!
Agora que descobri este prato maravilhoso, acho que vou voltar a fazer. O próximo é este!
Fiz assim:
Ingredientes:
Bifes
2 bifes de frango
Sal, pimenta, alho moído e limão

Caldo de Legumes
Água
2 caldos de legumes
1 cenoura
1 ramo de salsa
2 dentes de alho
1 cebola
2 tomates maduros

Rissoto
1 cebola
1 dente de alho
2 c. de sopa de azeite
1 lata de cogumelos laminados
1 chávena de chá de arroz arbóreo
1 chávena de chá de vinho branco
2 ½ de chá de caldo de legumes
1 c. de sopa de queijo ralado
1 c. de chá de manteiga
Preparação:
Comecei por temperar os bifes com sal, pimenta preta moída na altura, alho moído e sumo de limão. Ficaram nesta marinada cerca de 45min.
Num tacho deitei água, os caldos de legumes, a cenoura descascada e partida em 4, os tomates lavados e partidos em 4, os dentes de alho descascados e partidos ao meio, o ramo de salsa e a cebola descascada e partida em 4. Deixei cozinhar cerca de 30min.
Passado este tempo apaguei o lume, coei o caldo e reservei.
Entretanto pus o gralhador a aquecer.
Piquei uma cebola o mais finamente possível e um dente de alho. Num tacho deitei o azeite, deixei aquecer ligeiramente, juntei a cebola e o alho e deixei cozinhar até ficarem murchos. Juntei os cogumelos escorridos e sem água e deixei alourar. Juntei o arroz, mexi e deixei fritar até ficar translúcido.
Nesta altura juntei a mesma chávena com que medi o arroz com vinho branco e deixei evaporar, mexendo sempre. Depois fui juntando o caldo, aos poucos, deixando o arroz absorver o caldo, e só depois juntei mais, até o arroz estar cozidos (cerca de 30min). Entretanto juntei a cenoura do caldo ao rissoto, cortada em quadrados pequenos. Desliguei o lume, juntei o queijo e a manteiga, envolvi, deixei repousar 2 min e servi!

Nota: não estava o risotto perfeito, mas estava muito bom e vou voltar a fazer!

3 comentários:

  1. Também fiquei fã e faço imensas vezes, faz uma optima refeição,

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu também lá tenho para fazer, mas o meu marido cada vez que olha para ele torce o nariz... Homens!!!

    Mas quando os vejo nos blogs fico com uma vontade doida de ir para casa faze-los

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Humm maravilha! Eu aprovo! E voltarei para "roubar" a tua receita tb. O risotto não é um bicho de sete cabeças. Depois desta vez apanhas-lhe o jeito e fica perfeito. O mal é que nao pudemos sair do fogão, temos que ficar sempre ali a mexer. E depois tem de ser servido logo. bjs e continuação de boas receitas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs