sábado, 22 de janeiro de 2011

Sopa / Massada de Peixe


Um destes dias fui para casa toda contente fazer uma sopa de peixe! Gosto muito, é uma óptima forma de comer peixe e é saudável (não faço refogados e fica muito saborosa na mesma). Pesquisei várias receitas e acabei por fazer assim:
Sopa de PeixeIngredientes
3 Postas de peixe
6 Barras de delicias do mar
Massa cotovelos pequena qb
2 Cebolas
2 Batatas
3 Cenouras
2 Folhas de louro, cravinho
Azeite
Sal
1 Caldo de peixe
Água qb
Coentros frescos

Preparação:
Numa panela por água a ferver, o peixe, as folhas de louro, o cravinho, temperar com um fio de azeite e o caldo de peixe e deixar cozer. Quando estiver cozido o peixe, retirar e deixar arrefecer. Coar o caldo (retirar o cravinho), cozer os legumes cortados pequenos no caldo. Entretanto, desfia-se o peixe, cortam-se as delícias do mar e reserva-se.
Quando os legumes estiverem cozidos tritura-se o caldo, deixa-se ferver, deitar a massa e deixar cozer 7min. Ao fim deste tempo juntar o peixe desfiado e as delícias do mar e deixar ferver 3min.
Apagar o lume, juntar os coentros picados e servir!

Pode-se juntar pão torrado aos quadradinhos ou croutons!

Isto teria sido assim se a varinha não se tivesse avariado. Não sei se toda a gente sabe, mas dentro do liquidificador só se podem por líquidos frios ou mornos, nunca quentes. Garanto que o resultado não é bonito! A mim ia-me valendo uma queimadela grande no braço, com caldo a ferver.
Como o caldo não ficava frio e assim sendo a tampa do liquidificador salta e não se pode passar pensei que não ia ter jantar! Mas arregacei as mangas e prossegui, que havia, lá em casa, quem estivesse com muita fome!
Massada de PeixeIngredientes:
(os da sopa)
Cebola picada
Tomate sem pele e sem sementes
Alho picado
Vinho branco
1 Colher de coentros moídos
Pimentão-doce

Preparação:
Num tacho deitei um fio de azeite, alho picado, cebola picada, tomate picado e uma colher de coentros moídos. Deixei cozinhar, juntei pimentão-doce e a calda de tomate e deixei ferver. Quando fervia deitei meio copo de vinho branco (dica do Chef HSP: o vinho só se deve deitar quando os cozinhados estão a ferver para evaporar o álcool e manter o sabor) e deixei reduzir. Juntei água do caldo de peixe, deixei ferver, juntei a massa que deveria ter sido para a sopa e deixei cozer por 7min. Ao fim desse tempo juntei o peixe, as delícias e metade dos coentros picados e envolvi tudo. Deixei ferver cerca de 2 min, juntei mais um pouco de caldo e servi polvilhado de coentros.

O restante caldo e dos legumes foram passados no liquidificador, depois de frios. Como sobrou comida, juntei ao caldo e a sopa está pronta para hoje!
E assim dei volta ao que parecia menos positivo e aprendi que a partir de agora, sempre que fizer massada/ arroz de peixe vou fazer sempre um caldo deste antes, porque assim fico com uma óptima sopa!

5 comentários:

  1. Sei que o seu blog e adoro, vou aprender moito con el así que fago seguidor, vemos moitas veces por aquí, un bico de Ponferrada

    ResponderExcluir
  2. Sei que o seu blog e adoro, vou aprender moito con el así que fago seguidor, vemos moitas veces por aquí, un bico de Ponferrada

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de sopa de peixe, a melhor que comi foi em peniche!! bjks

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs