sábado, 29 de janeiro de 2011

As compras semanais

Hoje quero só contar como tenho organizado as coisas lá por casa: durante a semana não é fácil ir às compras, porque já se chega a casa à noite e há uma série de animais para cuidar e mimar. Por isso o dia escolhido para as compras é usualmente o Sábado. A cidade onde moro tem um mercado fantástico e adoro ir lá comprar legumes e fruta. Adoro ver as bancas, escolher, falar com os vendedores, pedir opiniões e por vezes ajuda, porque ninguém melhor que eles para nos ajudar sobre coisas de que sabem tanto.
Gosto de ver as bancas do peixe e descobrir que numa banca, meio escondidos, estão uns "jaquinzinhos" que vão ficar óptimos fritos!
Gosto de percorrer a parte da padaria e charcutaria, comprar requeijão ao peso e escolher os queijos ideiais para a ementa em que estou a pensar. Sábado gosto muito de ir ao mercado.
E como compro os legumes para a semana toda, chego a casa, lavo e corto os legumes da sopa, divido por sacos e congelo. Depois fazer sopa é rápido e muito fácil, o que ajuda muito durante a semana. Não congelo batata, cebola e alho, mas congelo abóbora, alho francês, courgette, cenoura...
Esta semana comprei espinafres e como se não forem utilizados depressa perdem o verde tão bonito que os caracteriza resolvi arranjá-los logo, dar uma fervura, escorrer e congelar (são óptimos para saltear, fazer esparregado, por na sopa).
Assim nenhum legume se estraga por falta de tempo ou preguiça típicas da semana.

Um comentário:

  1. Só para dizer que gosto muito de ser a tua companhia nas idas ao mercado :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs