segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Falafel - A Participação no Desafio da Moira "Receitas para a Maria"


Como já referi aqui, este desafio é bem interessante! Por isso aqui vai a minha participação!

Vi os Falafel no programa do Chef HSP, "O Ingrediente Secreto", e fiquei logo com vontade de experimentar. Depois quando vi que a Maria arranja grão e feijão (de vez em quando, mas arranja) resolvi fazer para lhe enviar a sugestão!

Sei que ela por lá não deve ter ralador de cenoura, mas pode raladar com uma faca... Dá muito mais trabalho, mas consegue, porque eu experimentei!

Espero que seja do agrado dela e que contribua para diversificar mais um pouco a sua alimentação!

Ingredientes:
1 chávena de grão (eu usei de lata, já cozido, se for grão seco é necessário cozer)
1/3 de chávena de cenoura crua ralada
1 ramo de salsa
4 c. de sopa de água
1 c. de chá de uma especiaria ( usei cominhos, mas se não houver, pode substituir por caril, açafrão ou outra especiaria que exista por aí)
Sal e pimenta
3 c. de sopa de farinha
Óleo

Preparação:
Comece por esmagar bem o grão (pode ser com um garfo, eu usei a picadora) e a cenoura (que ralei no ralador, mas que testei e vi que dá para usar uma faca). Misture bem o grão com a cenoura. Picar a salsa com uma faca e misturar. Juntar a especiaria escolhida (caso use) e a água e envolver bem. Temperar de sal e pimenta e misturar. Polvilhar com a farinha e juntar até retirar a humidade.
Formar pequenas bolas (tipo almondegas ou mais achatadas tipo hamburgueres) e fritar em óleo bem quente cerca de 2 min, até estar dourado.
Servi com uma salada!

Nota: eles não estão muito bonitos porque não usei a farinha necessária e por isso começaram a desmanchar-se, mas fiz com muita amizade para a Maria e não quis deixar de partilhar.


5 comentários:

  1. Olá!
    Vi no FB da Moira que tinhas participado com Falavel e como adoro este prato, vim logo aqui ver. Como mts vezes mas nunca fiz, aqui vende-se em qq lugar, diz-se atë que é o prato tadicional da cidade.
    Gostei de conhecer o teu espaço.

    um abraço e até breve

    ResponderExcluir
  2. Ficaram fantásticos, parecem pataniscas! Devem ser deliciosos! Tens aí uma bela refeição para a Maria e para todas nós ;)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que boa sugestão, isto vai ser um manjar para a Maria.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Adorei este falafel. Um petisco perfeito para a Maria e não só.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Óptima sugestão.
    Gosto muito de falafel mas utilizo "máquinas" triturar. Nunca me lembrei da possibilidade de fazer com as "ferramentas" que a Maria possui :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs