terça-feira, 29 de novembro de 2011

Empadas de Camarão


No Sábado á tarde fui procurar umas coisas a algumas lojas e acabei por comprar coisas completamente diferentes: fui procurar uns ténis sem atacadores, para ser mais fácil calçar quando tenho que vir à rua passear o meu amigo de 4 patas ou despejar o lixo ou assim e não vi nada! Mas comprei uma forma para tartes com fundo amovível e um tabuleiro de queques! A forma foi logo estreada porque tinha uma tarte para fazer como sobremesa do almoço do dia seguinte (depois deixo aqui), mas o tabuleiro dos queques nem por isso. Comecei a magicar, a pensar até que resolvi estreá-lo de forma condigna: fiz umas empadas de camarão para o jantar! E que boas estavam.
Ainda não fiz como queria, porque queria ter sido eu a fazer a massa, mas faltava-me farinha (suficiente para a massa e não me apetecia ir à rua) e tive que improvisar. Mas saíram óptimas e foram um belo jantar.

Ingredientes:
1/2 de massa quebrada
1 ovo
Manteiga
Alho francês
Camarão cozido e descascado
Delicias do mar
Leite
Farinha
Sal, pimenta e noz-moscada
Salsa e Tomilho fresco

Preparação:
Unte as formas com um pouco de manteiga derretida e reserve.
Num tacho deite um pouco de manteiga, deixe derreter, junte o alho francês cortado em rodelas muita finas e muito bem lavado e envolva. Deixe cozinhar cerca de 5min. Depois vá juntando leite e farinha até fazer um molho bechamel cremoso. Envolva os camarões e as delicias do mar cortadas em rodelas finas, polvilhe com as folhas de tomilho e salsa abundante e envolva. Tempere com sal, pimenta preta moída na hora e noz-moscada. Reserve.
Estenda a massa quebrada e com o rolo torne-a o mais fina possível. Corte rodelas com a ajuda de um copo (no meu caso usei uma tampa de uma caixa de guardar coisas) e forre com elas as formas. Deite dentro de cada forma forrada 3 colheres de sopa do recheio. Corte rodelas mais pequenas e tape as formas, juntando ambas as massas. Pincela com um ovo batido e leve ao forno cerca de 30min, até estarem douradas. Retire e sirva de seguida.

Servi com esparguete salteado, mas ficam muito bem com um arroz ou até só mesmo uma salada.

3 comentários:

  1. Ficaram com um aspecto maravilhoso! Parabéns e obrigada pela partilha!
    Já agora parabéns pelo teu blog! Está fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia devem ser estas empadas. De camarão nunca fiz. Ficaram lindas. beijos. Lucia

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente maneira de estrear-las...
    Gostei...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom resto de semana...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs