domingo, 17 de abril de 2011

Cuzcuz


" Cuscuz é um prato originário do Maghreb, região do norte de África. Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente humedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser usado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste. Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A Portugal acredita-se que chegou no reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo mencionado na obra de Gil Vicente. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus. Em Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (binde), análogo a uma cuscuzeira. Leva pouco açúcar e é normalmente comido quente, às fatias, com manteiga."


Eu comi cuzcuz pela 1ª vez numa viagem que fiz á Tunisia, há alguns anos! Eram uma comida diferente (como tantas outras que provei por lá) e gostei. Passado algum tempo em casa de uns amigos, vi que eles estavam a preparar cuzcuz para acompanhar o nosso jantar. Perguntei como se fazia, eles explicaram-me e ofereceram-me uma caixa. No dia seguinte experimentei à hora de almoço. Enganei-me e pus o dobro da água... Ficou horrível! Mas não desisti, no dia seguinte, voltei a fazer, com a quantidade de água correcta. Depois foi só dar largas à imaginação!

Aqui vou deixar a receita básica de cuzcuz, aos quis juntei alguns legumes! Mas podem comer-se simples!

É muito bom, dá para fazer com uma infinidade de variações e são muito rápidos de preparar!

Ingredientes:

1 caneca de cuzcus

1 caneca de água a ferver

Sal

1 colher de chá de caril

1/2 colher de chá de cominhos

1/2 colher de chá de cardamomo

2 colheresd e alho moido

1/2 courgette

1/2 caneca de milho

Manteiga

Preparação:

Numa taça deitar os cuzcuz. Na água a ferver juntar uma pitada de sal, o caril, os cominhos e o cardamomo. Misturar bem. Deitar por cima dos cuzcuz e tapar durante cerca de 5min (tempo que eles levam a hidratar).

Soltar com um garfo.

Se for para servir simples, juntar uma colher de chá de manteiga e misturar.

Eu reservei e preparei os legumes. Lavei e cortei a courgette em cubinhos pequenos e deixei escorrer.

Numa frigideira deitei um pouco de manteiga e o alho moido, deixei derreter, juntei a courgette e deixei saltear. Ao fim de cerca de 5min. juntei o milho e deixei tomar gosto.

Desliguei o lume e juntei os legumes aos cuzcuz, envolvendo bem.

Agora é só servir!


PS - Estes foram utilizados num prato (que irei por num post seguinte), mas assim são um óptimo acompanhamento para carne assada, bifes, peixe estufado.

PS2 - Não pus sal nos legumes, porque os cuzcuz já estavam temperados, mas podem fazer a vosso gosto e até juntar malagueta partida às tirinhas finas.

2 comentários:

  1. ainda não provei! mas ando curiosa! bjks

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de cuscuz, simples, com legumes, como acompanhamento...é como dizes, é só dar largas à imaginação :)

    Bjocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs