quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um jantar Agridoce


Este entrecosto foi feito para um jantar de um dia com um sabor agridoce! Era um Sábado, bem passado na companhia do Meu Amor, com as tarefas normais de um Sábado (limpar, por roupa a lavar, apanhar roupa, ir às compras, descansar…). Gosto muito destes Sábados cheios de afazeres e também cheios de gargalhadas, conversas, partilhas! Mas este Sábado tinha algo diferente: era o início do Masterchef português! Eu concorri, fui chamada, passei a 1ª fase (prato frio, apreciado por um chef e uma pequena entrevista) e depois fui à entrevista. Nunca mais fui contactada! Claramente não me viram perfil adequado para um concurso destes! Não sei porque, mas se calhar porque disse que não sou uma pessoa extremamente competitiva! Sou qb (sempre fui assim, na escola, em casa, na faculdade). Gosto de concretizar os meus sonhos e os meus desejos, luto e trabalho por isso, mas não sou capaz de prejudicar ninguém para eu ficar melhor! Até agora tenho-me dado bem, por isso foi o que disse! Se foi ou não por isso não (há tantas outras perguntas e de certeza tantos mais aspectos a ter em conta), o que sei é que não fui contactada! De inicio fiquei triste, desiludida, mas depois pensei: para mim o importante é a cozinha e não fiquei na fase do prato, essa passei, fiquei na fase da entrevista, por isso menos mal! Estava ansiosa pelo inicio, queria ver se alguma das pessoas que estiveram comigo naquele Sábado tinha chegado à outra fase, queria ver se alguém passava! A verdade é que dois dos meus colegas de grupo da 1ª fase passaram e foram apresentar o prato perante o júri. Dos 2 só um passou à próxima fase! Fiquei triste porque o que ficou pelo caminho era aquele que eu queria que chegasse ao fim! Fiquei contente por quem ganhou o avental! Muitos parabéns! A todos os que participaram os meus parabéns, porque se não tentarmos nunca sabemos se conseguimos! Aos que vão mais à frente desejo as maiores felicidades!
Assim, este era um jantar especial! Fiz um entrecosto muito bom (cuja receita tirei da Teleculinária), um pudim de limão fabuloso e brindámos à vida, que é sempre uma aventura!
Ingredientes:
500 gr de entrecosto
Batatinhas novas (qb)
Azeite
Vinho branco
Sal,pimenta, pimentão-doce, alho, piri-piri
1 ramo de coentros
Preparação:
Cerca de 2 horas antes de começar a fazer o jantar preparei a carne e deixei a marinar. Num almofariz deitei o sal, a pimenta, o piri-piri, o azeite e o pimentão doce e fiz uma pasta. Com esta mistura barrei bem o entrecosto (cortado em tiras, lavado e bem escorrido). Pus no tabuleiro e reguei com um pouco de vinho branco.
Na altura de ligar o forno descasquei batatinhas novas e com elas rodeei o entrecosto, temperei com sal, um fio de azeite e tapei com papel de alumínio. Levei ao forno aquecido a 180ºC cerca de 35min. Ao fim deste tempo retirei o papel de alumínio e deixei tostar durante cerca de 15min. Durante a cozedura virei o entrecosto uma vez.
Lavei bem os coentros, sequei-os e piquei-os. Retirei o entrecosto do forno e envolvi nele os coentros picados.
Servi quente!

5 comentários:

  1. Que bela refeição para um fim de dia amiga e olha não fiques triste por não teres sido chamada assim temos-te só para nós a partilhar estas tuas belas receitas e TODAS SABEMOS O QUANTO VALES. QueM quem foi mais longe e entrou já fez com cada figura que mais valia ter ficado sossegadita em casa LOL,

    BEIJINHOS!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    Na altura fiquei um pouco triste, porque vi uma oportunidade de fazer uma coisa que gosto muito e não a consegui agarrar, mas já me passou!

    Agora vou vendo os programas e pensando no que faria se fosse eu a estar lá!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Viciante, parabéns por teres concorrido e por teres assumido que és uma pessoa honesta e que para alcançar os seus sonhos e objectivos não passas por cima de ninguém. Acho uma falta de respeito é pelo menos eles não terem ligado a dizer que não tinhas sido seleccionada mas isso hoje em dia é o pão nosso de cada dia.
    Não desanimes: o importante é o teu amor pela cozinha e pela vida. Se assim entenderes, oportunidades não te irão faltar (tens é que querer com muita força)!
    Adoro entrecosto e o teu ficou com um aspecto maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Brindo contigo e ao que a vida tem de bom :)
    bjs
    paula

    ResponderExcluir
  5. Não souberam ver, perderam uma excelente candidata :). Já passou, ficou uma história para contar :). O entrecosto estava estupendo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs