sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gratinado de Cogumelos e Mozarela – Aproveitamentos


De há uns tempos para cá tenho feito compras mensais: no fim do mês vejo o que falta, faço uma lista e vou ao hipermercado. Em relação à lista posso dizer que ainda estou a habituar-me, mas corre cada vez melhor e cada vez mais faltam menos coisas lá em casa. Por norma tento sempre ter um pacote suplente das mais diversas coisas e por isso, quando um acaba é só escrever que tenho que comprar outro. Em relação a detergentes e assim tento que nunca cheguem ao fim sem comprar o novo, porque ficar sem detergentes em casa é péssimo, especialmente numa casa em que há animais, e há sempre muito para limpar.
De fora da minha lista ficam os produtos frescos, como legumes e fruta e mais algumas coisas que vejo que têm um prazo de validade mais pequeno. É o caso do queijo mozarela. Compro quase sempre que vou ao supermercado, porque é muito versátil, combina com uma série de coisas e dá imenso jeito.
Neste caso serviu para dar vida a um gratinado. O gratinado foi idealizado para terminar umas coxas de frango que andavam lá pelo frigorifico sem destino aparente, que terminaram no prato, com resultados muito satisfatórios!

Bom fim de semana!
Ingredientes:
2 coxas de frango desfiadas
Massa macarrão
2 chávenas de milho doce
1 lata de cogumelos laminados
1 bola de queijo mozarela
Azeite, sal, pimenta e alho moído
Preparação:
Comecei por cozer a massa em água a ferver, com sal. Cozi cerca de 8min, retirei, escorri, passei por água fria (para travar a cozedura), reguei com um fio de azeite e reservei.
Numa frigideira juntei o azeite e o alho e deixei aquecer (sem queimar). Juntei os cogumelos lavados e escorridos, temperei com sal e pimenta e salteei. Misturei com a carne e deixei aquecer para tomar gosto. Retirei do lume, juntei o milho e envolvi.
No findo do tabuleiro (pincelado com um pouco de azeite) deitei a massa, por cima o preparado da carne e por cima o queijo mozarela em rodelas. Temperei com um pouco de sal e pimenta e levei ao forno até o queijo derreter.


10 comentários:

  1. Que maravilha que ficou esse gratinado... Receitas de aproveitamentos são sempre bem vindas, essa ficou com um aspecto delicioso : )

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. EU TAMBÉM FAÇO SEMPRE AS COMPRAS DO MÊS E DEPOIS SÓ COMPRO O QUE VAI FAZENDO FALTA.GOSTEI DESSE GRATINADO FICOU EXCELENTE.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. BELO APROVEITAMENTO RECEITA PERFEITA!

    BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  4. Amiga tem de ser assim mesmo para poupar o mais possivel.
    Este gratinado ficou muito apetitoso.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. A minha lista/organização de compras faço como tu. Se formos mais vezes às compras acabamos por comprar bens menos necessários...
    Boa solução para as coxas :)
    Bom fim de semana
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito apetitoso esse seu prato.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Ficou maravilhoso este gratinado, até fiquei de água na boca...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Concordo...quanto menos vezes lá formos mais se poupa, e seguir à risca a lista que fazemos em casa do que falta...senão é uma perdição lol

    Gostei muito do gratinado, ficou com um óptimo aspecto!

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre fiz e farei as compras mensais,....e nunca me arrependi,...
    Este gratinado ficou super delicioso!
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs