sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gratinado de Cogumelos e Mozarela – Aproveitamentos


De há uns tempos para cá tenho feito compras mensais: no fim do mês vejo o que falta, faço uma lista e vou ao hipermercado. Em relação à lista posso dizer que ainda estou a habituar-me, mas corre cada vez melhor e cada vez mais faltam menos coisas lá em casa. Por norma tento sempre ter um pacote suplente das mais diversas coisas e por isso, quando um acaba é só escrever que tenho que comprar outro. Em relação a detergentes e assim tento que nunca cheguem ao fim sem comprar o novo, porque ficar sem detergentes em casa é péssimo, especialmente numa casa em que há animais, e há sempre muito para limpar.
De fora da minha lista ficam os produtos frescos, como legumes e fruta e mais algumas coisas que vejo que têm um prazo de validade mais pequeno. É o caso do queijo mozarela. Compro quase sempre que vou ao supermercado, porque é muito versátil, combina com uma série de coisas e dá imenso jeito.
Neste caso serviu para dar vida a um gratinado. O gratinado foi idealizado para terminar umas coxas de frango que andavam lá pelo frigorifico sem destino aparente, que terminaram no prato, com resultados muito satisfatórios!

Bom fim de semana!
Ingredientes:
2 coxas de frango desfiadas
Massa macarrão
2 chávenas de milho doce
1 lata de cogumelos laminados
1 bola de queijo mozarela
Azeite, sal, pimenta e alho moído
Preparação:
Comecei por cozer a massa em água a ferver, com sal. Cozi cerca de 8min, retirei, escorri, passei por água fria (para travar a cozedura), reguei com um fio de azeite e reservei.
Numa frigideira juntei o azeite e o alho e deixei aquecer (sem queimar). Juntei os cogumelos lavados e escorridos, temperei com sal e pimenta e salteei. Misturei com a carne e deixei aquecer para tomar gosto. Retirei do lume, juntei o milho e envolvi.
No findo do tabuleiro (pincelado com um pouco de azeite) deitei a massa, por cima o preparado da carne e por cima o queijo mozarela em rodelas. Temperei com um pouco de sal e pimenta e levei ao forno até o queijo derreter.


10 comentários:

  1. Que maravilha que ficou esse gratinado... Receitas de aproveitamentos são sempre bem vindas, essa ficou com um aspecto delicioso : )

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. EU TAMBÉM FAÇO SEMPRE AS COMPRAS DO MÊS E DEPOIS SÓ COMPRO O QUE VAI FAZENDO FALTA.GOSTEI DESSE GRATINADO FICOU EXCELENTE.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. BELO APROVEITAMENTO RECEITA PERFEITA!

    BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  4. Amiga tem de ser assim mesmo para poupar o mais possivel.
    Este gratinado ficou muito apetitoso.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. A minha lista/organização de compras faço como tu. Se formos mais vezes às compras acabamos por comprar bens menos necessários...
    Boa solução para as coxas :)
    Bom fim de semana
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Ficou maravilhoso este gratinado, até fiquei de água na boca...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Concordo...quanto menos vezes lá formos mais se poupa, e seguir à risca a lista que fazemos em casa do que falta...senão é uma perdição lol

    Gostei muito do gratinado, ficou com um óptimo aspecto!

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fiz e farei as compras mensais,....e nunca me arrependi,...
    Este gratinado ficou super delicioso!
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs