sexta-feira, 23 de março de 2012

Risoto de Espumante para uma Festa de Aniversário

Vi no blogue "O Bolo da Tia Rosa" da Mané um desafio: uma história e uma receita com arroz para comemorar o aniversário do seu blogue! 
Resolvi aceitar! 

O risoto apareceu na nossa vida e nunca mais saiu! Foi numa noite em que o jantar foi em casa de um casal amigo! Falámos de risoto e ficou combinado eu comprar o arroz para risoto e o meu amigo ir lá a casa fazer, para eu aprender! Lá fui ao supermercado e comprei arroz para risoto! O pacote de arroz andou lá por casa algum tempo! os nossos amigos foram lá comer, mas nunca foi a vez de fazer o risoto! Um dia olhei para o pacote de arroz e pensei que iria ter que o estrear sozinha! Pesquisei, procurei e resolvi fazer! O meu 1º risoto foi este, saiu delicioso! A partir daí este prato de arroz cremosa aparece na nossa ementa com regularidade e já foi servido em alguns almoços, mas nunca aos nossos amigos que despertaram em mim a vontade de fazer! 

A minha receita é um maravilhoso risoto de espumante! Diferente e muito saboroso! 

Desejo muitas felicidades ao blogue da Mané e espero que ela goste tanto como nós!

Ingredientes: 
175ml de arroz para risoto 
175ml de espumante
2 c. de sopa de azeite 
150gr de bacon em tirinhas
8 tiras de delicias do mar
1 chávena de miolo de camarão 
1 cebola
1 dente de alho 
1 folha de louro 
5 grãos de pimenta 
Sal
1 c. de chá de paprika 
1 l de água 
2 c. de sopa de caldo de marisco 

Preparação:
Comece por fazer o caldo de marisco (utilizei água a ferver e duas colheres de sopa de caldo de marisco, que levei ao lume até ferver). Mantenha a ferver enquanto prepara o risoto. 
Num tacho deite o azeite, o alho muito bem picado e a cebola, tempere com o louro e a pimenta.Junte o bacon até estalar e o miolo de camarão. Deixe cozinhar cerca de 3 min. Junte o arroz para risoto e envolva bem, até ficar translúcido. Junte o espumante e mexa, até evaporar. Vá deitando conchas de caldo de marisco e mexa cuidadosamente (volta a juntar outra concha somente quando a anterior for absorvida pelo arroz). Verifique se o arroz está cozido, rectifique os temperos, junte as delicias do mar cortadas em rodelas e sirva de seguida.

6 comentários:

  1. Que óptimo aspecto. Deve ser bem delicioso.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  2. ficou de certeza muito bom, excelente sugestao

    BFS

    ResponderExcluir
  3. Em boa hora aceitaste vir à festa. OBRIGADA
    E, ainda por cima, vens com champagne...vou adorar provar este risotto
    Obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do espumante :)... Ficou bem cremoso como eu gosto.
    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs