Vi no blogue "O Bolo da Tia Rosa" da Mané um desafio: uma história e uma receita com arroz para comemorar o aniversário do seu blogue!
Resolvi aceitar!
O risoto apareceu na nossa vida e nunca mais saiu! Foi numa noite em que o jantar foi em casa de um casal amigo! Falámos de risoto e ficou combinado eu comprar o arroz para risoto e o meu amigo ir lá a casa fazer, para eu aprender! Lá fui ao supermercado e comprei arroz para risoto! O pacote de arroz andou lá por casa algum tempo! os nossos amigos foram lá comer, mas nunca foi a vez de fazer o risoto! Um dia olhei para o pacote de arroz e pensei que iria ter que o estrear sozinha! Pesquisei, procurei e resolvi fazer! O meu 1º risoto foi este, saiu delicioso! A partir daí este prato de arroz cremosa aparece na nossa ementa com regularidade e já foi servido em alguns almoços, mas nunca aos nossos amigos que despertaram em mim a vontade de fazer!
A minha receita é um maravilhoso risoto de espumante! Diferente e muito saboroso!
Desejo muitas felicidades ao blogue da Mané e espero que ela goste tanto como nós!
Ingredientes:
175ml de arroz para risoto
175ml de espumante
2 c. de sopa de azeite
150gr de bacon em tirinhas
8 tiras de delicias do mar
1 chávena de miolo de camarão
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
5 grãos de pimenta
Sal
1 c. de chá de paprika
1 l de água
2 c. de sopa de caldo de marisco
Preparação:
Comece por fazer o caldo de marisco (utilizei água a ferver e duas colheres de sopa de caldo de marisco, que levei ao lume até ferver). Mantenha a ferver enquanto prepara o risoto.
Num tacho deite o azeite, o alho muito bem picado e a cebola, tempere com o louro e a pimenta.Junte o bacon até estalar e o miolo de camarão. Deixe cozinhar cerca de 3 min. Junte o arroz para risoto e envolva bem, até ficar translúcido. Junte o espumante e mexa, até evaporar. Vá deitando conchas de caldo de marisco e mexa cuidadosamente (volta a juntar outra concha somente quando a anterior for absorvida pelo arroz). Verifique se o arroz está cozido, rectifique os temperos, junte as delicias do mar cortadas em rodelas e sirva de seguida.
Que óptimo aspecto. Deve ser bem delicioso.
ResponderExcluirBeijinhos e bom fim-de-semana
ficou de certeza muito bom, excelente sugestao
ResponderExcluirBFS
Fiquei fã... :)
ResponderExcluirBeijinho
Em boa hora aceitaste vir à festa. OBRIGADA
ResponderExcluirE, ainda por cima, vens com champagne...vou adorar provar este risotto
Obrigadaaaaa
Adorei a ideia do espumante :)... Ficou bem cremoso como eu gosto.
ResponderExcluirbeijoca
Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!
ResponderExcluirChegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!
E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!
Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.
Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.
Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.
A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.
E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.
A festa é nossa!
Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!
http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html