sexta-feira, 9 de março de 2012

Pasteis de Massa Tenra




Foi a 1ª vez que fiz pastéis de massa tenra! Não ficaram maus e dão imenso jeito para ter em casa para alguma eventualidade, mas não ficaram perfeitos! A massa não estava muito elástica e a quantidade que devia ter dado para 24 pastéis (pelo menos segundo a receita) só deu para 13!

Bom fim-de-semana!


Fiz assim:

Ingredientes:
Massa:
250gr de farinha
100gr de manteiga
Água morna
Sal

Recheio:
200gr de carne moída
½ chouriço picado
Azeite
Alho em pó
50ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
150ml de leite
Sal, piripiri e noz moscada

Preparação:
Comece por fazer a massa: em cima da bancada junte a farinha com a manteiga e vá amassando bem. Tempere de sal e vá juntando água até ficar uma massa maleável. Amasse bem e bata algumas vezes com ela na bancada. Estenda e dobre ao meio, voltando a amassar. Faça uma bola, tape com um pano e deixe repousar cerca de 2h.
Entretanto prepare o recheio: num tacho leve ao lume o azeite com o alho moído e deixe aquecer. Junte a carne a cenoura ralada e mexa, envolvendo bem. A carne deve ficar com um tom mais escuro. Quando estiver regue com o vinho branco, tempere e deixe cozinhar. Ao fim de cerca de 10min, junte a farinha e regue com o leite. Envolva até formar um creme espesso.
Estenda a massa com um rolo (se estiver boa nem precisa de farinha para estender) até estar bem fina. Corte círculos de massa com um cortador ou com um copo (o tamanho dos pastéis depende do que quiser), recheie cada círculo com uma colher de sopa de recheio e feche.
Pode congelar em sacos e ter sempre á mão para quando precisar ou fritar logo de seguida em óleo bem quente.
Sirva com uma salada e um arroz de ervilhas ou legumes! 

2 comentários:

  1. Ando há imenso tempo para fazer pastéis de massa tenra que o marido adora. Quase que aposto que também não os vou conseguir perfeitos logo à primeira.
    Mas o sabor é que interessa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fiz...gostei muito dos teus, o recheio deve ser delicioso! O que realmente interessa é o sabor ;)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs