quarta-feira, 28 de março de 2012

Cuz-cuz com Legumes Gratinados

Este é um prato delicioso! Muito bom, saudável e fácil de fazer! É uma receita da minha amiga R! Por vezes trocamos receitas pelo telefone! E esta foi numa 6ª feira à tarde. A mim não me apetecia fazer nada de muito trabalhoso, até porque às 6ªfeiras jantamos só às 22h30m, mas queria uma coisa quente, que nos reconfortasse e nos deixasse celebrar mais um fim-de-semana a chegar! Façam que não se vão arrepender! 

Ingredientes: 
1 caneca de cuz-cuz
2 cenouras
1/2 pimento vermelho 
1 lata de cogumelos laminados 
2 tomates maduros (sem pele e sem sementes)
1 alho francês 
1 cebola
1 dente de alho 
2 c. de sopa de polpa de tomate 
1/2 copo de vinho branco 
1/2 caldo de legumes desfeito em 1ooml de água 
1 malagueta frescas
2 c. de sopa de azeite
Sal e pimenta
Queijo Mozarella

Preparação: 
Lave e corte em pedaços pequenos todos os legumes. Reserve. Pique a cebola e o alho. Num tacho deite o azeite e junte a cebola e o alho picados. Deixe ficar transparente e macio. Junte os cogumelos escorridos e envolva. Mexa e deixe saltear. Junte os restantes legumes cortados finos, envolva, tempere de sal e pimenta e deixe saltear em lume baixo para não pegar. Tempere com sal e pimenta.
Regue com a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de legumes e tape para cozinhar lentamente. Mexa ocasionalmente e deixe os legumes ficarem macios.  Se ficarem secos junte mais um pouco de água quente. 
Rectifique os temperos e retire do lume. 
Unte um tabuleiro de ir ao forno com manteiga, deite por cima os cuz-cuz, tempere com um pouco de sal e regue com os legumes e o seu molho. Tape e deixe assim cerca de 5 min.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até gratinar. 

Sirva quente! É um ótimo acompanhamento, mas para nós foi um jantar muito bom!

8 comentários:

  1. Tenho ainda na minha despensa uma caixa de couscous sem saber que lhe hei de fazer pois a primeira vez que o fiz...o pessoal nao comeu... eu bem olho para a caixa... mas nem tenho coragem de os fazer...!!

    Os teus tem um aspecto magnifico.. ainda os tenho que experimentar gratinadas... quem sabe nao tenho umasurpresa!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Experimenta fazer assim, que vais ver que vão gostar! Nós cá por casa ficamos fãs, mas nós gostamos imenso de cuz-cuz!

      Bjs

      Excluir
  2. Gosto muito de cuscus e estes estão com um aspeto fantástico!
    Gosto da nova imagem do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      obrigada pela visita! Fico contente por ter gostado do novo visual!

      Bjs

      Excluir
  3. Eu adoro um belo prato de couscous, o teu ficou muito apetitoso!

    bj

    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visitinha ao meu blogue.
    Vim espreitar e também gostei muito. Beijinhos e parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. :)

      E naqueles dias em que estamos sozinhas por casa são ótimos para comer quentinhos em frente à televisão a um livro!

      Bjs

      Excluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs