sexta-feira, 30 de março de 2012

Mini Palmiers Dourados


Não posso deixar de agradecer os comentários tão simpáticos acerca do novo visual do meu blogue! É a moda Primavera/ Verão! Já fazia falta por aqui algo mais leve! Obrigada! 

Já tinha visto em muitos sítios estes mini palmiers, mas ainda nunca tinha feito! Estava à procura de uns biscoitos para juntar a um cabaz que queríamos levar para casa de uns amigos que nos convidaram para jantar (que depois acabei por não levar, mas isso fica para outra história) e voltei a ver estes mini palmiers no blogue da Sofia! Obrigada! Assim que os vi resolvi ir para a cozinha experimentar, para ver se saiam bem! Saíram ótimos, dourados e o difícil é comer só um! Se alguém ainda não experimentou, experimente que não se vão arrepender! 

Bom fim-de-semana! 

Ingredientes :

Rendeu cerca de 18 palmiers

1 massa folhada (se for rectangular melhor, mas usei redonda)
canela q.b.
açúcar q.b.
Água

Preparação:

Numa tigela misture o açúcar e a canela.
Estenda a massa folhada sobre uma bancada e a folha de papel vegetal e polvilhe com açúcar e canela. Com as mãos faça pressão de modo a que o açúcar e a canela se fixem à massa.
Vire a massa ao contrário e faça o mesmo do outro lado.
Ao açúcar e canela que sobrou, acrescente um pouco de água e pincele o interior da massa folhada.
Comece depois a enrolar a massa folhada numa das extremidades até chegar ao meio. Depois enrole a outra extremidade também até chegar ao meio. Corte em fatias com 1 dedo de espessura.
Ponha num tabuleiro e  espalme-os um pouco com as mãos. Leve ao forno a 200ºC.
Assim que começarem a alourar pincele-os com a água misturada com açúcar e canela, e deixe dourar mais um pouco. Vire-os e repita o procedimento.
Retire do forno, deixe-os arrefecer e guarde-os numa caixa hermética.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mais um desafio: Cores

Venho divulgar mais um desafio: a Margarida do blogue "Tacho Vs Panelas"  desafiou-nos para uma "blogagem" colectiva: a "blogagem das cores"! Eu nunca participei em nenhum desafio deste género, mas estou cheia de vontade de participar neste! 
A ideia é cada mês haver uma cor e nós "só" temos que puxar pela imaginação e aliar aquilo que a cor representa para nós a um prato bem bonitinho dessa cor! 

A partir de dia 21 de Abril temos o branco! 

Agora é só dar largas à imaginação! 

Eu já me inscrevi! Damos mais um bocadinho de nós e recebemos muito em troca! Passem por lá e vejam!


PS -  Também ainda nunca tinha utilizado palavras novas derivadas deste mundo virtual! Ihihihih!

Queijadas de Abóbora


Estas queijadas são deliciosas e fáceis de fazer! As minhas ficaram muito grandes, porque as minhas formas são grandes! Vale a pena fazer, porque são muito económicas e muito boas! 

Nós aqui por casa gostamos mesmo muito de queijadas!

Ingredientes: 
1/2 l de leite 
2 ovos 
200gr de açúcar
Raspa de 1 laranja 
150gr de farinha 
350gr de abóbora (cozida) 
1 c. de chá de canela 
Óleo e farinha

Preparação: 
Juntar todos os ingredientes no copo do liquidificador e bater até obter uma massa homogénea. Untar as formas com um pouco de óleo e farinha, distribuir a massa pelas formas e levar ao forno cerca de 20min até  dourar. 
Retirar do forno e deixar arrefecer para desenformar.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cuz-cuz com Legumes Gratinados

Este é um prato delicioso! Muito bom, saudável e fácil de fazer! É uma receita da minha amiga R! Por vezes trocamos receitas pelo telefone! E esta foi numa 6ª feira à tarde. A mim não me apetecia fazer nada de muito trabalhoso, até porque às 6ªfeiras jantamos só às 22h30m, mas queria uma coisa quente, que nos reconfortasse e nos deixasse celebrar mais um fim-de-semana a chegar! Façam que não se vão arrepender! 

Ingredientes: 
1 caneca de cuz-cuz
2 cenouras
1/2 pimento vermelho 
1 lata de cogumelos laminados 
2 tomates maduros (sem pele e sem sementes)
1 alho francês 
1 cebola
1 dente de alho 
2 c. de sopa de polpa de tomate 
1/2 copo de vinho branco 
1/2 caldo de legumes desfeito em 1ooml de água 
1 malagueta frescas
2 c. de sopa de azeite
Sal e pimenta
Queijo Mozarella

Preparação: 
Lave e corte em pedaços pequenos todos os legumes. Reserve. Pique a cebola e o alho. Num tacho deite o azeite e junte a cebola e o alho picados. Deixe ficar transparente e macio. Junte os cogumelos escorridos e envolva. Mexa e deixe saltear. Junte os restantes legumes cortados finos, envolva, tempere de sal e pimenta e deixe saltear em lume baixo para não pegar. Tempere com sal e pimenta.
Regue com a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de legumes e tape para cozinhar lentamente. Mexa ocasionalmente e deixe os legumes ficarem macios.  Se ficarem secos junte mais um pouco de água quente. 
Rectifique os temperos e retire do lume. 
Unte um tabuleiro de ir ao forno com manteiga, deite por cima os cuz-cuz, tempere com um pouco de sal e regue com os legumes e o seu molho. Tape e deixe assim cerca de 5 min.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até gratinar. 

Sirva quente! É um ótimo acompanhamento, mas para nós foi um jantar muito bom!

terça-feira, 27 de março de 2012

Banofee (ou uma tarte deliciosa) para um lanche/ jantar muito animado


Quando vi o desafio lançado pela Su, que este mês se tornou anfitriã do desafio do blogue Anasbageri, resolvi aceitar!

Temos que convidar para jantar uma personagem de animação! Vários me passaram pela mente, começando na Heidi, passando pelo Marco e pelo D’artacão! Mas a escolha foram o Bell e o Sebastião!

Lembro-me muito bem de lanchar com eles (e com o Puchi, a Angelina e o avô César) muitas tardes! Assim, resolvi procura-los e convidá-los a aparecerem para lanchar comigo! Eles andavam às voltas nas suas correrias e brincadeiras, mas aceitaram o meu convite de bom grado. Sebastião encontrou a sua mãe e agora vivem todos nos Pirenéus, numa bonita casa com uma grande lareira!

Para o Bell e o Puchi servi um granulado especial para cães ativos, porque eles não param de correr e de se divertirem pelas montanhas!

Para mim e para o Sebastião a mesa estava posta e repleta de coisas boas: pão fresco, croissants e pão-de-leite caseiro, manteiga, doce e compota, sumo de laranja, leite, chocolate e esta magnifica banofee!

Eles adoraram o lanche (o Puchi e o Bell também tiveram direito a uns ossos especiais) e eu adorei a companhia que me fez voltar à infância e me fez ter vontade de correr atrás dos meus sonhos!

Ingredientes:
250gr de bolacha maria
100gr de manteiga
1 c. de chá de cacau em pó
1 c. de chá de canela em pó

1 lata de doce de leite (leite condensado cozido)
3 bananas maduras
1 limão

1 pacote de natas frescas
2 c. de sopa de açúcar em pó
Cacau e canela para polvilhar

Preparação:
Comece por preparar a base: triture as bolachas (eu usei uma picadora normal) e numa tigela junte as bolachas trituradas, o cacau, a canela e a manteiga derretida até formar uma massa. Com esta massa forre o fundo de uma forma amovível, calcando bem e sem deixar espaços vazios. Leve ao frio cerca de 30min.
Descasque as bananas, corte em rodelas e regue com sumo de limão. Reserve.
Bata as natas em chantilly bem firme, com as 2 colheres de açúcar em pó.
Por cima da base deite o doce de leite, espalhando bem, as rodelas de banana e decore com o chantilly. Polvilhe de cacau e canela e leve ao frio até servir.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Licor de Folhas de Figueira - Parte II


Mais uma finalização de um dos meus licores: o de folhas de figueira, que deixei aqui a 1ª parte.
Ao fim dos 30 dias é fácil!
E fica um bocadinho forte, mas com um bom sabor e uma cor linda! 

Boa semana para todos!

Fiz assim:

Preparação: 
Coe o licor para dentro de garrafas de rosca e guarde até servir.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Risoto de Espumante para uma Festa de Aniversário

Vi no blogue "O Bolo da Tia Rosa" da Mané um desafio: uma história e uma receita com arroz para comemorar o aniversário do seu blogue! 
Resolvi aceitar! 

O risoto apareceu na nossa vida e nunca mais saiu! Foi numa noite em que o jantar foi em casa de um casal amigo! Falámos de risoto e ficou combinado eu comprar o arroz para risoto e o meu amigo ir lá a casa fazer, para eu aprender! Lá fui ao supermercado e comprei arroz para risoto! O pacote de arroz andou lá por casa algum tempo! os nossos amigos foram lá comer, mas nunca foi a vez de fazer o risoto! Um dia olhei para o pacote de arroz e pensei que iria ter que o estrear sozinha! Pesquisei, procurei e resolvi fazer! O meu 1º risoto foi este, saiu delicioso! A partir daí este prato de arroz cremosa aparece na nossa ementa com regularidade e já foi servido em alguns almoços, mas nunca aos nossos amigos que despertaram em mim a vontade de fazer! 

A minha receita é um maravilhoso risoto de espumante! Diferente e muito saboroso! 

Desejo muitas felicidades ao blogue da Mané e espero que ela goste tanto como nós!

Ingredientes: 
175ml de arroz para risoto 
175ml de espumante
2 c. de sopa de azeite 
150gr de bacon em tirinhas
8 tiras de delicias do mar
1 chávena de miolo de camarão 
1 cebola
1 dente de alho 
1 folha de louro 
5 grãos de pimenta 
Sal
1 c. de chá de paprika 
1 l de água 
2 c. de sopa de caldo de marisco 

Preparação:
Comece por fazer o caldo de marisco (utilizei água a ferver e duas colheres de sopa de caldo de marisco, que levei ao lume até ferver). Mantenha a ferver enquanto prepara o risoto. 
Num tacho deite o azeite, o alho muito bem picado e a cebola, tempere com o louro e a pimenta.Junte o bacon até estalar e o miolo de camarão. Deixe cozinhar cerca de 3 min. Junte o arroz para risoto e envolva bem, até ficar translúcido. Junte o espumante e mexa, até evaporar. Vá deitando conchas de caldo de marisco e mexa cuidadosamente (volta a juntar outra concha somente quando a anterior for absorvida pelo arroz). Verifique se o arroz está cozido, rectifique os temperos, junte as delicias do mar cortadas em rodelas e sirva de seguida.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pão-de-Ló


E para terminar a ementa do dia de aniversário aqui fica este doce maravilhoso, que não resisto sempre que vou para os lados de Alfazeirão e que decidi testar em casa! Ficou bem (apesar de ainda não estar perfeito, mas vou voltar a fazer)! 
A receita é da querida Belinha! Obrigada pela partilha! Fiz exactamente como ela diz!

Ingredientes: 
6 gemas + 2 ovos 
8  c. sopa de açúcar
1 c. de sopa de água 
4 c. de sopa de farinha
1 c. de café de fermento

Preparação: 
Comece por bater bem as gemas com o açúcar e os ovos, cerca de 10min com a batedeira. Junte a colher de água e a farinha com o fermento peneirada, lentamente. 
Forre uma forma com papel vegetal, deite a massa e leve ao forno a 180ºC, durante 8 min. A meio da cozedura retire do forno e bata com a forma na bancada, para o meio abater. 

Sirva morno ou frio!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Franguinho com Caril


Este foi o prato principal do meu jantar de aniversário! É muito bom e o frango fica com uma cor linda! Vi neste blogue (que tanto aprecio) e fiz só umas pequenas alterações!

 Ingredientes:
4 coxas de frango
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de pó de caril
1 malagueta vermelha 
sal, pimenta e azeite
Preparação:

Num almofariz junte o sal, a pimenta, os dentes de alho, o caril. Vá deitando um fio de azeite e esmague bem até obter uma pasta. Barre as coxas de frango com esta mistura  e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno, com a pele para cima.
Junte a folha de louro partida em pedaços, e acrescente a malagueta cortada em fatias fininhas.
Leve a assar durante no forno a 180ºC durante cerca de 30min. até a pele estar dourada e tostadinha.
Sirva quente acompanhada de batatinhas assadas, fritas ou uma salada! 

E porque é o Dia Mundial da Poesia (declarado pela UNESCO em 1999) aqui fica um poema curioso de Álvaro de Campos! 
" Dobrada à Moda do Porto  
Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.

Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.

Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo ...

(Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim,
Particular ou público, ou do vizinho.
Sei muito bem que brincarmos era o dono dele.
E que a tristeza é de hoje).

Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-mo frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio."

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

segunda-feira, 19 de março de 2012

Um Aniversário - Blogue "Pontos e Pensamentos"

O blogue da querida An@ faz um ano! É verdade: um ano cheio de coisas boas e de partilhas! Visito regularmente o cantinho da An@ e sei que ela visita os meus, por isso não podia deixar de aceder ao seu convite para participar neste passatempo! A An@ aparece e comenta regularmente os meus cantinhos, a An@ tem sempre uma palavra de apoio, de incentivo, de carinho para mim! A An@ tem um blogue fantástico onde vivem lado a lado o ponto cruz, a culinária e outras coisas que fazem parte da nossa vida de todos os dias!

Muitos parabéns An@ e espero que ainda partilhemos muitas outras coisas!

Cogumelos com molho de Limão e Gengibre

Uns cogumelos simples e deliciosos! Foram a entrada do meu jantar de aniversário e foram também um dos pratos que escolhi para levar para o almoço mensal de amigos! E foi muito apreciado em ambas as situações! 
Façam que não se vão arrepender! 

Uma boa semana! 

Ingredientes: 
1 embalagem de cogumelos frescos (usei cogumelos Paris) 
3 c. de sopa de azeite 
2 dentes de alho 
1 c. de sopa de raiz de gengibre moída
1 pacote de natas 
1 limão 
Sal e pimenta 
1 ramo de coentros (ou salsa) 

Preparação: 
Comece por lavar bem os cogumelos e lamina-los. Escorra bem e enxugue. Num wok ou frigideira larga deite o azeite e deixe aquecer. Junte o alho picado e a gengibre ralada e deixe tomar gosto uns minutos, mexendo sempre e com cuidado para não deixar queimar o alho. Junte os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe saltear até ficarem louros. 
Numa tigela bata o pacote de natas com o sumo de meio limão e tempere. Polvilhe com os coentros picados e sirva de seguida.
Quando os cogumelos estiverem louros junte as natas, envolva bem e deixe ferver até engrossar. 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma Ementa


Um dia destes fiz anos! Como dizia uma amiga minha: "não tinha mais nada que fazer, por isso fiz anos..." E resolvi fazer um jantar mais demorado cá por casa! E foi um jantar excelente, simples, mas feito com muito amor! Um jantar que nos vai ficar na memória!

Bom fim-de-semana! 

Deixo a ementa:

Entrada:

Cogumelos com molho de Limão e Gengibre

Prato:

Franguinho com caril

Sobremesa:

Pão-de-Ló

Para beber abrimos um bom vinha da Quinta da Romeira

E entre o jantar, uma boa música e a melhor companhia possível passei uma maravilhosa noite de aniversário.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Aveludado de Camarão


Um destes dias o almoço foram umas gambas cozidas, simples, só com umas rodelas de limão! Souberam-nos muito bem!
Eu guardei as cabeças e fiquei a pensar o que fazer com elas, até que me lembrei de uma sopa cremosa e aveludada de camarão. E assim foi, saiu um creme óptimo, que serviu para reconfortar o corpo e a alma nestas noites mais frias.

Ingredientes:
Camarão cozido (não sei a quantidade que utilizei) + cabeças que porssam ter sobrado
500ml de água
Azeite
3 c. de sopa de farinha
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates
Sal, pimenta e piripiri

Preparação:
Ferver as cabeças dos camarões na água cerca de 8min. Coar a a´gua da fervura com um passador de rede fina.
Num tacho deitar um fio de azeite, a cebola picada e o alho igualmente picado. Deixar ficar translúcido. Juntar o tomate sem pele nem grainhas e deixar cozinhar um pouco. Juntar a farinha peneirada e mexer para envolver bem. Ir juntando o caldo do camarão aos poucos, mexendo para não ficar com grumos. Deixar ferver até engrossar, em lume brando, cerca de 20min. Nesta fase deve-se vigiar para não pegar. Triturar com a varinha e juntar o camarão. Rectificar os temperos e servir quente.

PS - Pode-se servir com croutons ou pão torrado, mas não usei.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Frango delicioso


Olá! Cá estou eu de volta! Desta vez a razão da minha ausência deveu-se à falta de internet! Como mudei de operadora, tive alguns problemas de instalação e estive sem ter acesso à internet alguns dias!  Mas cá estou de volta!

Vi este desafio no blogue da MissB e resolvi aceitar! Já cá tenho a minha receitinha e agora é só traduzi-la e por mãos à obra! Depois dou noticias!

Este frango saiu da vontade de fazer um jantar mais demorado, num Domingo! Foi acompanhado com duo de batata em cama de cebola e estava óptimo!

Ingredientes:
½ frango cortado em pedaços
Azeite
Sal
Piripiri
Tomilho
Cominhos
Coentros moídos
Salsa seca
1 malagueta fresca

Preparação:
Comece por lavar o frango e deixá-lo escorrer.
Num almofariz ponha todos os ingredientes (a malagueta deve ser bem picada e se for grande é preciso cuidado com as sementes) e misturar bem.
Passar os pedaços de frango um a um pelo molho e envolver bem. Dispor num tabuleiro de forno, sem sobrepor. Reserve cerca de 1h ou mais. Reserve o resto do molho para ir regando o frango enquanto estiver a assar.
Ponha no forno a 180ºC cerca de 30min. Ponha a pele para cima e vá regando lentamente com o molho.
Sirva quente!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pasteis de Massa Tenra




Foi a 1ª vez que fiz pastéis de massa tenra! Não ficaram maus e dão imenso jeito para ter em casa para alguma eventualidade, mas não ficaram perfeitos! A massa não estava muito elástica e a quantidade que devia ter dado para 24 pastéis (pelo menos segundo a receita) só deu para 13!

Bom fim-de-semana!


Fiz assim:

Ingredientes:
Massa:
250gr de farinha
100gr de manteiga
Água morna
Sal

Recheio:
200gr de carne moída
½ chouriço picado
Azeite
Alho em pó
50ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
150ml de leite
Sal, piripiri e noz moscada

Preparação:
Comece por fazer a massa: em cima da bancada junte a farinha com a manteiga e vá amassando bem. Tempere de sal e vá juntando água até ficar uma massa maleável. Amasse bem e bata algumas vezes com ela na bancada. Estenda e dobre ao meio, voltando a amassar. Faça uma bola, tape com um pano e deixe repousar cerca de 2h.
Entretanto prepare o recheio: num tacho leve ao lume o azeite com o alho moído e deixe aquecer. Junte a carne a cenoura ralada e mexa, envolvendo bem. A carne deve ficar com um tom mais escuro. Quando estiver regue com o vinho branco, tempere e deixe cozinhar. Ao fim de cerca de 10min, junte a farinha e regue com o leite. Envolva até formar um creme espesso.
Estenda a massa com um rolo (se estiver boa nem precisa de farinha para estender) até estar bem fina. Corte círculos de massa com um cortador ou com um copo (o tamanho dos pastéis depende do que quiser), recheie cada círculo com uma colher de sopa de recheio e feche.
Pode congelar em sacos e ter sempre á mão para quando precisar ou fritar logo de seguida em óleo bem quente.
Sirva com uma salada e um arroz de ervilhas ou legumes! 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bacalhau Gratinado à minha maneira



Um prato de bacalhau muito bom… Como existem 1001 maneiras de fazer bacalhau esta é só mais uma! E aqui fica a sugestão!

Ingredientes:
6 batatas
2 postas de bacalhau
Azeite
1 cebola
1 cenoura
50ml de vinho branco
Sal, pimenta, louro e noz moscada
Molho Bechamel
2 c. sopa de manteiga
4 c. de sopa de farinha
1 c. de sopa de creme de camarão
200ml de água de cozer o bacalhau (depois de coada)

Preparação:
Coza o bacalhau em água a ferver, retire, escorra, deixe arrefecer, limpe de peles e espinhas e desfie. Reserve.
Num tacho deite um fio de azeite, o alho picado, a folha de louro e a cebola picada finamente. Deixe cozinhar até ficar translúcido. Junte a cenoura ralada e o bacalhau desfiado.  Regue com o vinho branco e tempere de sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar cerca de 10min.
Descasque e frite as batatas em cubos, não muito fritas. Escorra sobre papel absorvente e reserve.
Faça o molho bechamel: num tacho deite a manteiga e deixe derreter. Junte a farinha peneirada, mexendo sempre para não fazer grumos. Junte também o caldo de camarão. Envolva. Regue lentamente com a água de cozer o bacalhau até fazer um molho espesso e cremoso.
Num tabuleiro deite uma camada de batatas fritas, o bacalhau, outra camada de batatas e regue com o molho bechamel.
Leve ao forno a gratinar, cerca de 30min.
Sirva quente com uma salada! 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Frango na caçarola


Mais uma das 1001 maneiras de fazer frango! Sim, porque também existem muitas e variadas maneiras de fazer frango!
Este saiu muito bem, muito saboroso e foi acompanhado com arroz branco!

Ingredientes:
½ frango cortado em pedaços pequenos
1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
Piripiri
1 folha de louro
150ml de vinho branco
1 c. de sopa de molho de soja
1 c. de sobremesa de molho inglês
1 ramo de salsa

Preparação:
Lavar bem o frango e escorrer.
Num tacho deite um fio de azeite, o alho picado, a folha de louro e a cebola picada finamente. Deixe cozinhar até ficar translúcido.
Juntar o frango, com a pele para baixo e deixar tostar, virar e deixar que fique com um tom dourado uniforme. Juntar a cenoura em cubos pequenos, temperar com sal, piripiri e o vinho branco e deixar estufar, mexendo ocasionalmente. Ao fim de 15min (quando o molho estiver espesso e o frango mais tenro) junte o molho de soja e o molho inglês e envolva bem. Deixe apurar mais 5min. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva de seguida! 

terça-feira, 6 de março de 2012

Tarteletes de Maçã e uma novidade


Pois é: já temos uma nova máquina cá em casa! Lembrámo-nos que tínhamos 2 vales de prenda da FNAC (oferecidos pelo Natal) e fomos comprar uma máquina! Uma casa cheia de vida como a nossa não pode ficar sem máquina muito tempo! E foi também um presente de aniversário antecipado! Sim, porque eu faço anos próximo!

Estas foram as mini tartes feitas ontem para aproveitar massa que me sobrou e foram também das 1ª fotos tiradas com a nossa nova máquina! Agora é só explorar as alternativas! :)

Fiz a massa que vou deixar a seguir para fazer esta receita de tarte de amêndoa alaranjada da Belinha... mas essa não teve direito a foto (nem do telemóvel) porque não me saiu muito bem! Ficou saborosa, mas pouco bonita! Vou voltar a fazer porque é um doce que gostamos muito.
Mas sobrou alguma massa e resolvi aproveitar! Ficaram boas e voaram!


Ingredientes: 


Base:

250gr de farinha
150gr de açúcar
2 ovos
75gr de manteiga 
1 laranja 

Recheio: 

1 maçã 
4 c. de sopa de açúcar misturado com canela 

Preparação:  

Para a base comece por tirar a raspa da laranja (depois de bem lavada) e esprema o sumo. Numa tigela junte todos os ingredientes e trabalhe com as mãos até fazer uma massa moldável. Esta massa não é fácil de trabalhar, porque se cola um pouco aos dedos, por isso fui mantendo as mãos enfarinhadas. 
Com a massa forrar as formas das tarteletes. 
Descasque a maçã e corte em cubos. Recheie cada tartelete com maçã cortada e polvilhe bem com açúcar e canela. 
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15min.
 


segunda-feira, 5 de março de 2012

Tarte de Limão


Fiz esta tarte de Limão para ir gastando alguns dos limões que andam cá por casa! Ficou ótima! Experimentem porque é muito fácil e muito boa! 

A foto não ficou muito boa, mas devido a não termos máquina, as fotos são tiradas com o telemóvel! 




Quero só dizer aqui mais uma coisa: é verdade que esta minha fase é menos boa e é muito difícil sorrir todos os dias, mas sou uma pessoa de sorte e, apesar de sentir falta de alguns amigos que desapareceram não sei porquê, a verdade é que tenho do meu lado, sempre a ajudar-me e a dar-me alento o Meu Amor, a minha irmã e alguns bons amigos! Por isso sou uma pessoa de sorte! Posso apoiar-me nos que estão ao meu lado! E para além disso quero agradecer todos os comentários deixados aqui! São muito importantes! Obrigada!

Boa semana! 

Ingredientes:
1 pacote de bolacha torrada
2 limões
2 c. de sopa de manteiga derretida
250ml de leite
150gr de açúcar
2 gemas + 1 ovo
1 c. de sopa de amido de milho
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Pique a bolacha, junta a raspa de um limão e a manteiga derretida e forre com ela uma tarteira.
Leve ao lume o leite com a casca do outro limão e deixe ferver. Numa tigela junte as gemas e o ovo, mexa, junte o açúcar e bata bem. Misture a farinha e envolva. Junte o leite fervido (uma só colher 1º para as gemas não cozerem) em fio e envolva. Leve de novo ao lume até engrossar, mexendo sempre. Deite na tarteira, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno cerca de 10min até tostar.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bifes em Molho de Natas e Limão

Uns bifinhos rápidos de fazer e que acabaram com um molho guloso porque eu tinha um pacote de natas aberto e não gosto de estragar nada! Para acompanhar servi este arroz!

Um bom fim-de-semana! 

Ingredientes: 
3 bifinhos do lombo de porco 
Sal, pimenta e alho moído
1 dente de alho 
1/2 limão 
Azeite

Molho: 
1/2 pacote de natas 
Leite (a mesma medida)
1 c. de sopa de mostarda
Sal, pimenta e noz-moscada

Preparação: 
Cerca de 1h antes de começar a preparar a refeição tempere os bifes com pimenta, sal, alho moído e sumo de limão. Reserve. Numa frigideira deite o azeite e o alho. Deixe aquecer e junte os bifes. Deixe fritar de ambos os lados.
Numa tigela deite as natas e o leite. Junte a mostarda e envolva bem até ter uma cor amarela. Tempere e reserve. 
Quando os bifes estiverem fritos retire e mantenha quentes. Na frigideira deite o molho e deixe ferver, mexendo até engrossar. Junte os bifes e deixe cozinhar cerca de 2 a 3 min. 
Sirva quentes.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Olá!

Recebi um comentário a dizer que quando se entra no blogue não se vêm as barras laterais e só se conseguem ver dois posts. Mais alguém tem esse problema?

Obrigada!

Arroz de Legumes

Olá! Este arroz serviu para acompanhar uns bifinhos em molho de natas e limão para um almoço de semana simples e rápido! Eu na minha actual situação estou sempre em casa e esta semana o Meu Amor também esteve uns dias para estudar, por isso saíram uns almocinhos rápidos.

Um arroz de legumes é sempre um bom acompanhamento. Por isso deixo aqui a sugestão, apesar de saber que não é uma novidade! 

Ingredientes: 
2 c. de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 cenoura 
1/2 courgette 
1 chávena de arroz carolino 
Sal aromatizado (com piripiri)
2 chávenas de água 

Preparação: 
Num tacho deite o azeite e o alho picado. Deixe aquecer, com cuidado para não queimar o alho. Junte os legumes descascados e cortados em quadrados pequenos. Envolva, regue com um pouco de a´gua e deixe cozer até estar mais macio. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Regue com a restante água, tempere com sal e deixe cozinhar cerca de 10min. Desligue o lume e sirva quente.