quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Empadão de carne – aproveitamentos ou como com o pouco se faz muito


Para um almoço de família lá em casa preparei este rolo de carne, mas a massa que usei não foi a do costume e não gostei muito! Mas toda a gente gostou e elogiou! No entanto ainda sobrou algum e não me apetecia comer assim e pensei que não chegava para o jantar. Logo aproveitei e resolvi fazer um dos pratos que mais gosto, que conforta o corpo e aquece a alma: um empadão!
Desta vez fiz com puré de batata que fiz de início e o resto do rolo de carne, que retirei a massa folhada, aproveitando o recheio de carne. Do pouco fiz muito e o empadão ainda vai dar para outro jantar!
Ingredientes:
Carne picada (usei o recheio do rolo de carne)
¼ de chouriço picado
½ embalagem de bacon
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
½ copo de vinho branco
2 c. de sopa de polpa de tomate
Sal, pimenta, noz-moscada e orégãos secos
Molho tabasco
5 batatas
200ml de leite
1 c. de chá de manteiga
Preparação:
Comece por cozer as batatas com casca, depois de bem lavadas. Deixe cozer cerca de 15min, até ficarem bem cozidas. Retire, escorra e pele-as. Reserve.
Numa caçarola alta ou num wok deite um fio de azeite e a cebola picada com o alho. Deixe refogar uns minutos, até estalar e adicione os cogumelos, o bacon e o chouriço. Baixe o lume e deixe cozinhar cerca de 7/8min. Junte depois um pouco de vinho branco e deixe ferver. Junte então o restante vinho branco e a polpa de tomate. Baixe o lume para o mínimo e deixe apurar cerca de 10min. No fim polvilhe com salsa picada e rectifique os temperos, com cuidado porque o chouriço, o bacon e o recheio do rolo de carne (no meu caso) já têm tempero. Reserve.
Esmague as batatas (eu uso um daqueles instrumentos próprios para isso), junte o leite até obter a consistência desejada, misture bem a manteiga e rectifique o sal, junte pimenta preta moída na hora e noz-moscada.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa disponha uma camada de puré, o recheio e tape com outra camada de puré. Pincele com manteiga derretida e leve ao forno cerca de 20min até tostar.
Sirva morno, acompanhado com uma boa salada.

2 comentários:

  1. Para mim os aproveitamentos fazem pratos geniais e muito bons mesmo. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá Viciante,
    Já tinha saudades das tuas delícias... Ficou um excelente aproveitamento, uma delícia mesmo!
    Beijinho

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs