quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um Souflé


Tenho memória de comer souflés em casa, feitos pela minha mãe! E que bons que eram! Também tenho memória de ser um prato que não podíamos dar ao meu pai, porque ele não gostava nada! Então, eu e a minha irmã aprendemos a fazê-lo para os nossos almoços, quando almoçavamos sozinhas ou para dias em que o nosso pai não estivesse em casa!

Na minha casa ainda só tinha feito uma vez, com o Meu Amor e a memória que nos ficou foi de ser algo bom, mas que dá imenso trabalho! Aqui há uns tempos vi um episódio do Masterchef Australia em que eles cozinhavam em Paris, ao pé de Notre Dame e tinham que fazer uma ementa francesa! A 1ª coisa de que me lembrei, se fosse eu a ter que fazer um desafio destes, fazia souflé! Eles não se lembraram, mas fizeram umas ementas bem apetitosas! (Confesso que desta vez estava lá um ou outro prato que não me seduzia mesmo nada)!
Pesquisei aqui e ali e acabei por ir para a cozinha fazer um souflé para o nosso jantar! E que estava com um sabor óptimo, mas não cresceu como devia, talvez por as claras não terem ficado suficientemente firmes! O engraçado é que desta vez não me lembro de dar muito trabalho! Provavelmente na outra casa deu trabalho, porque lá tudo dava trabalho! Se queriamos um tacho tinhamos que subir para uma cadeira, não podiamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, porque não havia espaço e era dificil estarem duas pessoas a trabalhar na mesma cozinha! Tempos que passaram e que vão para sempre ficar gravados nas nossas memórias como tempos doces!

Ingredientes:
Azeite
1 cebola
1 cenoura ralada
1 folha de louro
2 c. de sopa de farinha
1 c. de sopa de creme de marisco
300ml de leite
8 barras de delicias
2 ovos
2 c. de sopa de queijo ralado (utilizei mozarela)
Sal, pimenta e noz moscada

Preparação:
Comece por fazer a base do souflé: num tacho deite um fio de azeite, a cebola picada finamente e a cenoura ralada. Deixe cozinhar cerca de 4min, sem ficar queimada ou escura. Junte as delicias do mar cortadas em rodelas finas e envolva. Polvilhe com a farinha e o creme de amrisco e junte muito bem. Deite o leite, aos poucos, em fio mexendo sempre até engrossar.
Junte as duas gemas, sem parar de mexer e deixe cozer cerca de 5min.
Retire do lume, tempere de sal, pimenta e noz moscada e reserve.
Unte uma tigela com manteiga.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva com a base, cuidadosamente para não partir as claras. Junte o queijo ralado, deite na tigela e leve ao forno a 180ºC cerca de 35min.

Servi com legumes salteados.

2 comentários:

  1. Obrigada pelos Parabéns. Agora aqui está uma coisa que eu nunca fiz. Ainda outro dia vi fazerem um só de cenoura e queijo e achei espetacular. um dia destes experimento. Aproveito e desejo-te um Feliz Ano Nov sempre recheado de saborosas receitas. bjs carla sousa

    ResponderExcluir
  2. Lá em casa gostamos muito de souflé, é rapido de fazer e muito bom

    Bom final de ano e que 2012 chega chio de saúde e boas coisas

    beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs