segunda-feira, 21 de março de 2011

Lasanha de atum


Ontem, cá por casa estava-se bem! E o jantar foi descontraído, divertido e muito saboroso! Depois de termos visto "A Origem", era hora de ir até à cozinha! Saiu uma óptima lasanha de atum!
Ingredientes:
2 Latas de atum
1 Lata de milho
1 Lata de cogumelos laminados
1 Lata de tomate pelado
3 Colheres de polpa de tomate
Sal, pimenta, colorau, cominhos e cardamomo
1 Colher de maionese
Placas de lasanha (uso pré-cozidas)
Para o molho branco:
2 Colheres de manteiga
3 Colheres de farinha
1 Copo de leite
Sal, pimenta e noz-moscada
Azeite
Alho e cebola
Queijo ralado
Preparação:
Comecei por deitar um fio de azeite num tacho, juntei um dente de alho picado e deixei aquecer. Descasquei e piquei uma cebola finamente, juntei ao tacho e deixei que ficasse translúcida. Juntei os tomates (nunca os corto, esmago com as mãos) e a calda de tomate e deixei ferver. Temperei com sal pimenta, uma colher de café de açúcar, cominhos e cardamomo e envolvi. Deitei uma colher de maionese e misturei.
Juntei o atum desfiado, o milho e os cogumelos, misturei bem e deixei apurar.
Entretanto fiz o molho branco. Num tachinho deitei 2 colheres de manteiga, deixei que derretesse. Quando estava derretida juntei a farinha (passo sempre por um passador de rede fina, para não fazer grumos), mexi e quando estava envolvido fui juntando o leite aos poucos até ganhar a consistência desejada. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada.
Untei o fundo do tabuleiro com molho branco, cobri com placas de lasanha, tapei com molho branco, por cima deitei o preparado de atum, cobri com mais uma camada de placas de lasanha, molho branco e atum, assim até terminar os ingredientes.
Terminei com molho branco e queijo ralado
Levei ao forno cerca de 20 min para tostar.
Muito boa!

2 comentários:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs