sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Empadão de Atum


Acho que já referi por aqui que agora ando a ter aulas de espanhol, que adoro, que gosto mesmo muito, mas que desorganizaram a minha vida: às 3ª e 5ª feiras chego muito tarde a casa e preciso de deixar coisas feitas de véspera para ter jantar.
Um destes dias saiu um empadão de atum. Tinha 2 bifes de atum que sobraram dos bifes de atum de cebolada (com o molho e as batatas fiz uma sopa rica de peixe), e não tinha destino para eles. Vários destinos foram considerados, desde rissóis (que ainda nunca fiz), até usar numa das muitas massas que saem lá da cozinha. Mas nada disso me estava a encher as medidas! Então pensei em fazer um empadão de atum! Saiu muito bom! A repetir, e muito bom para guardar e aquecer num dia em que haja menos tempo para cozinhar!
Ingredientes:
2 Bifes de atum (também se pode substituir por duas latas de atum)
1 Chávena de arroz
2 Chávenas de caldo de peixe
1 Caldo de peixe
Cenoura, milho e cogumelos
Cebola, alho, salsa
Azeite, sal, caril e pimenta
Queijo parmessão ralado
Preparação:
Pus um tacho ao lume com 3 chávenas de água e um caldo de peixe e deixei ferver. Mantive sempre quente.
Para o arroz usei 2 chávenas do caldo de peixe, uma chávena de arroz, juntei um pouco de sal e deixei cozer em lume brando cerca de 10 min. Tapei e reservei.
No wok (o meu amigo inseparavél) deitei um fio de azeite, 1 dente de alho picado e uma cebola picada. Deixei alourar. Ralei uma cenoura e juntei. Deixei cozinhar por 5 min. Juntei o milho e os cogumelos e envolvi. Juntei o atum desfiado, 1/2 chávena de caldo de peixe, 1 colher de chá de caril, temperei de sal e pimenta e deixei apurar até o caldo evaporar. Deitei salsa picada e envolvi.
Num tabuleiro de ir ao forno pus uma camada de arroz, o recheio de atum e cobri com outra camada de arroz. Polvilhei de queijo parmessão ralado e levei ao forno até o queijo derreter (cerca de 10 min).

Servi quente com uma salada!

Muito bom!
PS - Já só se conseguiu tirar fotos depois de jantar... :)

3 comentários:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs