quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Folhado de Maçã

Há uns anos fui fazer uma viagem à Áustria, fui a Viena e Salzburgo! Conheci os arredores de Viena, os Bosques de Viena, a estância balnear Baden-Baden, vi os Grandes Lagos e o local onde foi filmado "Música no Coração", andei de barco pela maior gruta da Europa, local das filmagens do "Prisioneiro da Máscara de Ferro", andei no Palácio da Sissi e percorri a pé as ruas de uma das mais bonitas cidades europeias (pelo menos para mim). E comi as famosas salsichas (com tudo o que se possa imaginar, sendo que as minhas favoritas são umas recheadas com queijo) e muita (mas mesmo muita) apfel-strudell com natas azedas! Uma coisa que adorei e que poderia comer todos os dias se vivesse na Áustria (e se ainda conseguisse caber na porta de algum local para comprar).
Um destes dias resolvi tentar fazer uma em casa. Porque é bom lembrar os sabores que saboreamos noutros locais!
Saiu muito bem e foi muito elogiada!
Ingredientes:
1 Base de massa folhada
8 Maçãs
1 Pau de canela
8 Colheres de açúcar (eu usei açúcar louro)
1 Cálice de Vinho do Porto
1 Colher de Sopa de manteiga derretida

1 Pacote de Natas (usei daquelas para especiais para bater)
Preparação:
Comecei por descascar as maçãs, cortá-las aos cubos, pus num tacho e juntei o açúcar, o pau de canela e o Vinho do Porto. Deixei cozinhar em lume brando, até a maçã se desfazer e misturar bem com os outros ingredientes.
(Não pus flor de anis, porque na altura não tinha, mas agora quando fizer vou por).
Forrei um tabuleiro com papel vegetal, pus o recheio no meio da base de massa folhada, enrolei, fiz 4 cortes na diagonal e pincelei de manteiga derretida.
Levei ao forno cerca de 15 min., até estar a massa dourada.
Servi com natas azedas.
Muito bom!


Uiiiiii... Agora deu-me vontade de fazer...

5 comentários:

  1. E como eu gosto de folhado de maçã... e como eu também gostava de ter ido viajar...

    ResponderExcluir
  2. Adorava fazer essa viagem!! o folhado ficou com optimo aspecto!! bjks

    ResponderExcluir
  3. adoro estes folhados deste género adorooo,bjokinhass

    ResponderExcluir
  4. Adoro qualquer sobremesa que leve maçã.:)

    E a tua apfel-strudell ficou fantástica só dispensava as natas.

    Fiquei encantada com a descrição que fizeste de Viena- oh como eu
    gostava de lá ir!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs