quinta-feira, 5 de abril de 2012

Porque na Páscoa há... Folar!



Deixo aqui os meus folares! Foi a 1ª vez que fiz e saíram muito bonitos e bons! Eu não sou muito apreciadora, confesso... Gosto mais já com alguns dias, torrados com manteiga ou doce! Mas o Meu Amor gosta e não há Páscoa sem folar! Temos comprado, mas confesso que este ano vi tantos por aqui que me apeteceu fazer! E ficaram muito bons! Também comi e gostei! 

A receita foi adaptada daqui e dali, sem ter uma fonte única, mas é muito similar a todos os folares que tenho pesquisado por aqui! 

Tive um acidente que não sei ao que se deveu: fiz a massa com as quantidades indicadas numa receita que tinha visto, na MFP. Quando a fui tirar estava leveda, mas muito liquida, nem sequer dava para moldar. Mas não me atrapalhei: fui juntando farinha e amassando até fazer uma massa macia e moldável. Aqui vou por a receita como a fiz! 

Esta quantidade deu para 2 folares médios! 

 Ingredientes: 
2dl de leite
25gr de fermento fresco
2 ovos + 1 ovo para pincelar
100gr de manteiga
500gr + 200gr de farinha E65 
100gr de açúcar mascavado
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de canela
1 c. de chá de erva doce  

(Ovos cozidos para decorar - não usei)

Preparação: 
Comece por amornar o leite e desfazer nele o fermento. Deite na cuba da máquina de fazer pão. Junte os ovos inteiros e a manteiga derretida. Junte depois a os 500gr de farinha, o açúcar, o sal, a canela e a erva-doce. Programe a máquina na função amassar e deixe chegar ao fim (na minha são 2 horas). Retirar a cuba da máquina e com as mãos enfarinhadas juntar farinha até fazer uma massa mais consistente. Retirar para uma bancada polvilhada de farinha e ir amassando até estar macia e moldável.Dividir a massa em 3 porções: 2 maiores e uma mais pequena. Formar bolas com as porções maiores e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal. Nesta altura se quiser colocar um ovo no centro de cada um (não pus). Com a porção de massa mais pequena moldar 4 rolinhos compridos e dispor 2 em cima de cada bola em forma de cruz.
Levar ao forno aquecido a 40ºC para levadar até dobrar de volume (aqui em cada levedou cerca de 30min). Retirar, pincelar com um ovo batido e voltar a colocar no forno, a 180ºC 40min.

Uma Santa e Feliz Páscoa!



13 comentários:

  1. Viciante... porque nao participas com este??? nao tem problema a pesquisa do post de amanha é por minha conta, eu so quero linck's vossos para colocar no meu blog com os devidos creditos é claro... se quiseres deixa lá este post nao boa.. nao tem de ser tgradiçao, quem tem tradiçao otimo.. quem nao tem mostra o que faz!!!! este deve ser delicioso!!!

    ResponderExcluir
  2. Uauuu... fiquei com vontade de correr para a cozinha fazer esta receita. Mas como estou no meu local de trabalho... nada feito!
    Ficou delicioso.

    Boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Que folar maravilhoso!
    Beijinhos e Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Olá:)

    Ficou lindo! Também nunca fiz e acho que este ano ainda não vai ser mas para o ano logo se verá:)

    Votos de uma Santa Páscoa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. FICARAM LINDOS, POR ACASO NUNCA FIZ.
    A MINHA COSTUMA FAZER UM COM CARNES QUE É UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. para 1º folar ficou muito bem :)

    bjs e boa páscoa

    ResponderExcluir
  7. Que delícia este folar, também cada vez fico mais tentada a fazer um folar pois nunca fiz e com tentações destas é impossível resistir

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito bonito!
    Boa Páscoa! Bjoca

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ando na senda da descoberta de blogues portugueses e o teu chamou-me a atenção e aqui estou, muito satisfeita por ter vindo espreitar! Gostei muito do que aqui encontrei e espero vir a ter grandes inspirações. Para já tens seguidora que o teu blog é um espetáculo. Convido-te e visitares a minha humilde "casa". espero que gostes!

    um beijinho

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Ficou bem bonito. Deve ter ficado muito bom.
    Desejo uma feliz Páscoa
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. MInha querida e boa amiga... venho agradecer-te a tua contribuiçao para que a lenda dos folares do nosso país tenha conseguido realizar-se... Agradeço-te pelas duas contribuiçoes que muito me ajudaram a separar o texto por varias vezes... Muito obrigado do fundo do meu coraçao.

    Uma Pascoa muito feliz com muito carinho e amor é o que te desejo!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Olá! Também faço parte do Desafio da Páscoa da Margarida.
    Visitar estes folares todos abre o apetite de uma forma...viciante!
    Apesar do contratempo que tiveste com a massa, o teu folar ficou muito lindo. Apetecível.
    Eu falei da tradição de não se comer carne na 6ªfeira santa e apresentei um Folar de Rei.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vim conhecer o teu cantinho, cheguei através do desafio da Margarida já sou tua seguidora! O teu folar deve ser uma delicia, nunca fiz, quem sabe para o ano meto as mãos na massa!
    Se quiseres vir visitar o meu cantinho, será um gosto!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs