quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolo Delícia de Laranja

Estou de volta, não sei se todos os dias, se só de vez em quando! A minha situação não se alterou e portanto não sei se virei aqui todos os dias! No entanto hoje é dia 29 de Fevereiro e não podia deixar de aqui vir! Agora só daqui a 4 anos e não se sabe o que acontecerá até lá! 
 
Tenho andado desaparecida: a minha má fase prende-se com o desemprego. Tenho tendência a fechar-me e a fugir quando estou numa fase menos boa e é o que estou a fazer. Mas depois pensei que, quem sabe, se partilhar talvez me sinta melhor! E a verdade é que podem existir aqui pessoas a passar pelo mesmo e podemos conversar.Outra das razões pela qual não ando tanto por aqui é que a nossa máquina fotográfica se avariou e por enquanto não há dinheiro para comprar outra, por isso posso publicar aquelas receitas das quais já tinha fotografias, mas não posso fotografar as novas que faço...
 
Este bolinho vi neste blogue e fiquei logo cheia de vontade de o fazer! E não é que fiz muito bem? É um bolo ótimo, meio bolo, meio pudim, com um sabor a laranja excelente e uma boa sobremesa!
E é tão fácil de fazer como de comer, como se pode ver pela foto! Mais um bocadinho não ficava nenhum para mostrar!

 Ingredientes
Bolo
3 ovos
1/2 chávena de chá de óleo de girassol
100 ml de leite
100 ml de sumo de laranja
1 chávena de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha 
2 colheres de sopa de raspas de laranja
1 colher de chá de fermento em pó

Calda
1 1/2 chávena de chá de açúcar 
2 chávenas de chá de sumo de laranja

Preparação:

Para a calda leve ao lume num tachinho o açúcar com o sumo de laranja  até levantar fervura. Deite numa forma com buraco e reserve.
Deite todos os ingredientes da massa do bolo excepto o fermento no liquidificador e bata até obter uma massa homogénea.
Quando estiver uma massa homogénea junte o fermento e envolva delicadamente com uma colher.
Deite a massa por cima da calda de laranja (que já está na forma) e leve ao forno 180º, cerca de 30 min.  Desenforme assim que retirar do forno.



15 comentários:

  1. Excelente receita para o seu regresso. Espero que a sua situação melhore!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Viciante,
    É engraçado, ontem lembrei-me de ti e pensei que vires aqui te podia ajudar a distrair e animar...é muito bom ver que estás mais animada e que voltaste :)
    Gostei muito deste bolo de laranja, está uma delícia!
    Eu também tiro as minhas fotos com o tlm ihih
    Beijinho e força! Tudo vai melhorar, acredita! Pensamento positivo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom dia!

      Não imaginas o bem que faz ler palavras como as tuas! Obrigada!

      E sim, tens razão, acho que vir aqui me vai fazer bem! Não posso deixar aquilo que me dá tanto prazer!

      Bjs

      Excluir
    2. A melhor forma de melhorares o teu dia-a-dia é ocupares-te, fazeres algo que gostas, distraíres e pensares em coisas boas. Não dar "hipótese" de pensar no que nos faz mal...já estive nessa situação e sei que é difícil, mas também sei que vai mudar! ;) Um beijinho e continua por aqui, vai fazer-te bem :)

      Excluir
  3. Eu nem me tinha lembrado que o dia de hoje é raro. Pela parte que me toca isso é bom.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu digo mais uma vez, que este é um excelente escape, por favor, não se feche ao mundo. Partilhe por aqui o que gosta de fazer, se não há fotos, paciência, mas já sabe que deste lado há sempre alguém para acompanha-la nesta fase menos positiva. bjs

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim,vou fazer um esforço por vir mais aqui e por me empenhar mais na cozinha, porque infelizmente até isso tem ficado mais um pouco para trás devido à minha falta de motivação!

      Mas acho que não pode ser, tenho que voltar a fazer aquilo que gosto e depois tenho leitores tão bom que não posso sair daqui!

      Bjs grandes

      Excluir
  5. Olá minha querida,
    O desemprego é sem dúvida uma fase menos positiva da vida, mas não podemos deixar-nos ir abaixo... eu já passei por isso há 1 ano atrás, estive 6 meses em casa e, as primeiras semanas foram as mais complicadas emocionalmente, mas depois temos que arranjar força para levantar o astral e já diz o velho ditado "Tristezas não pagam dívidas!". E tive também o grande apoio do meu marido, da família e de uma grande amiga. Apoia-te nos que te estão mais próximos! E claro, podes vir sempre aqui desabafar, que concerteza estará sempre alguém para te ouvir/ler e te dar uma palavra de incentivo.
    A tua falta de motivação prende-se apenas com o facto de estares desempregada não deixes que interfira naquilo que mais gostas de fazer e que ainda não te tiraram... a cozinha!
    Quanto a esse bolo... Maravilhoso!!! Está divinal!
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada! A sério! Estas situações são difíceis, mas quando temos mimos as coisas melhoram bastante!

      Obrigada!

      Excluir
  6. Querida... cozinhar é sempre uma excelente terapia...
    E receber carinhos também o é...
    Por isso há que ter força e coragem e saltar para a cozinha com a esperança que um novo dia estará a chegar... enquanto isso... vais-nos deliciando com sugestões fantásticas como esta...
    Gostei... tem um aspecto viciante... ;)
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa sorte... que tenhas uma feliz semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada! A cozinha é mesmo uma excelente terapia!

      Obrigada pelo apoio e pelos mimos!

      Excluir
  7. Espero que tudo se resolva rapidamente e que encontres um bom emprego. Mas aproveita para cozinhar e partilhar, é uma terapia e tenho a certeza que te ajudará a motivar.
    Esse bolo está perfeito, tipo quase pudim como eu gosto e de laranja :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Vês como há mais pessoas a pensar assim? :) Continua, não deixes que as coisas menos boas afectem aquilo que te dá prazer :)

    ResponderExcluir
  9. ADORO BOLOS DE LARANJA ESSE PARECE-ME DELICIOSO.
    ESPERO QUE A TUA SITUAÇÃO SE RESOLVA BREVEMENTE.
    BJS

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs