terça-feira, 8 de maio de 2012

Cake "No Bugs"


Este bolo/ tarte tem uma história por trás... Não é assim com tudo na vida?
Eu quando ando nervosa,triste, indecisa costumo pensar em comida: na próxima ementa de fim-de-semana no próximo doce que vou fazer, com vou assar aquela carne ou o que vais ser o próximo jantar de amigos c em casa!
Estava eu numa destes pensamentos quando me lembrei que o doce do próximo fim-de-semana seria uma tarte de amêndoa! Já tinha previsto como fazer e só me faltava comprar amêndoa laminada.
No Sábado de manhã lá fui à banca de fruto secos do mercado para comprar amêndoa. Comprei o suficiente para a tarte e para fazer macarons (que nunca fiz e queria experimentar)!
À tarde lá fomos fazer a tarte. Começámos pela base, e até já tinha definido o tempo em que devia deixá-la no forno para não secar muito. 
Importa aqui explicar que já uma vez tinha tentado fazer tarte de amêndoa, mas para além de não ter saído muito bem porque o recheio escorreu na forma, a base ficou muito seca. 
Agora já estão a pensar porque é que estou a falar de tarte de amêndoa, quando o que aqui está tem pêra... Já explico... 
Com isto tudo pensado e a base no forno fomos fazer o recheio. Tudo no tacho, a colher para envolver e vejo duas coisinhas escuras... Fiquei um bocadinho curiosa e resolvi voltar a mexer para as tirar. Depois, não eram duas, eram mais de 20... Olhei para o saco da amêndoa restante e tinha dezenas de bichos pretos, pequenos, horríveis! 
A minha vontade foi ir ao mercado reclamar, mas aquela hora já estava fechado e O Meu Amor, que não quis bichos em casa, deitou tudo fora... No caixote da rua! 
A irritação tomou conta de mim! Mas com a base já feita e sem sobremesa para o fim-de-semana o desânimo não era opção. Assim lá fomos à fruteira e saiu este bolo/ tarte! 
Muito bom por sinal! 
Mas a tarte de amêndoa não está esquecida!
Eu, que gosto de analogias, fiquei a pensar que assim as coisas na nossa vida: nem sempre como queremos, nem sempre como planeamos, mas se não desistirmos algo de bom aparece! Sem, no entanto, termos que esquecer por completo os nossos sonhos!
Quer seja na cozinha ou em qualquer outra coisa! 
Aqui deixo a receita porque aconselho a fazer! Nós cá vamos fazer mais vezes, sem ser para improvisar, porque é  muito saboroso, macio e aromático. 

Ingredientes: 

Base:
200gr de farinha
150gr de açúcar
2 ovos
1 laranja 
75gr de manteiga 

Cobertura: 
8 pêras
5 c. de sopa de açúcar 
50gr de manteiga 
1 pau de canela 

Preparação: 

Base: 
Derreta a manteiga. Junte a farinha com o açúcar e adicione os ovos e a manteiga derretida. Misture bem. 
Deite numa forma de fundo amovível forrada com papel vegetal untado com um pouco de manteiga.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 8min. 

Cobertura: 
Descasque as pêras, corte ao meio e reserve. Numa frigideira ponha as pêras com o corte para baixo, polvilhe com o açúcar, a manteiga aos cubos e o pau de canela. 
Deixe caramelizar, mexendo ocasionalmente para envolver as pêras na totalidade. 

Deite por cima da base e disponha as pêras. Leve ao forno cerca de 10min para dourar. 

4 comentários:

  1. Olá! Que bom que você soube lidar bem com um imprevisto tão chato. Parabéns! Sua tarte ficou com um aspecto ótimo!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. :) É isso mesmo ! O importante é não baixar os braços nunca!!! E viste que ficou um bolo tão bonito !!! Fiquei com vontade de experimentar !!!
    Beijinho :)


    Ps .: Como diria Fernando Pessoa : "Somos do tamanho dos nossos sonhos" nunca desistas dos teus ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoro uma boa história por trás de uma receita. A tua é ótima e vai-me fazer olhar para as amêndoas antes das comprar. Vê o lado positivo: vinham com premio :-).

    ResponderExcluir
  4. Ficou com muito bom aspecto e deve estar muito bom
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs