segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um Souflé de Cogumelos para um convidado especial - Tim Burton


Eu resolvi também aceitar este convite e convidar para jantar um realizador de cinema! A verdade é que este desafio ainda tem um outro desafio: fazer pratos vegetarianos, uma vez que "O Receitas do Menu Verde" é um blogue vegetariano, ou em último recurso, com peixe. 
Era um desafio dentro de um desafio, que tinha ainda mais um pequeno desafio para mim! Eu gosto de cinema, mas não sou uma conhecedora e para nomes sou péssima! 
Vi que a Pami Sami convidou o Tim Burton, que foi de quem eu me lembrei de forma instantânea! Ainda tentei lembrar-me de outros e alguns nomes me passaram pela cabeça: Woody Allen, Quentin Tarantino, David Cronenberg, Manuel de Oliveira... Mas nenhum me enchia as medidas como Tim Burton e o seu maravilhoso mundo de fantasia! Desde o seu fantástico "Eduardo Mãos de Tesoura", passando pelo "Big Fish", " A Grande Aventura de Pee Wee", "Marte Ataca", " A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça", " O Planeta dos Macacos", até ao mais maravilhoso filme de sempre sobre o Natal, " O Estranho Mundo de Jack"
E decidi-me a convidá-lo, apesar de saber que provavelmente será o convidado para muitos outros jantares, agora que estou ansiosa por ir ver o seu novo filme " Sombras da Noite"! Ele faz uma dupla imbatível com um actor também ele fabuloso: Jonhy Depp
Mais nenhum realizador me deixa ansiosa por ir ver um filme como ele, mais nenhum me deixa encantada e fascinada com os seus filmes, mais nenhum tem uma tão longa lista de filmes que são "os meus favoritos"! 
Eu sei que ele é ocupado, mas acabou por aparecer! 

E eu servi-lhe uma comida de fantasia! Uma comida que tem tudo a ver com os seus filmes, por poder ser tudo aquilo que quisermos: um souflé de cogumelos.

Foi um jantar de fantasia, o ambiente era povoada com uma luz difusa e foram aparecendo umas e outras personagens que eu estava ansiosa por conhecer e que me fez viajar sem sair da minha casa! 


 Ingredientes: 

200gr de cogumelos frescos
1 cenoura
1 dente de alho
1 ramo de salsa
1 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de queijo ralado
50gr de manteiga
50gr de farinha
2,5dl de leite
4 ovos
Sal, pimenta e noz-moscada

Preparação: 

Comece por lavar muito bem os cogumelos e parti-los em metades, que depois devem ser grosseiramente picadas. Descasque a cenoura e rale-a. Num tacho deite o azeite e o alho picado e deixe alourar (com cuidado para não queimar), junte os cogumelos e a cenoura, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 5min.
Entretanto faça o molho branco conforme vem aqui e reserve. 
Quando os legumes estiverem macios junte ao molho branco e envolva. Deixe ficar morno. Junte a salsa picada finamente.
Separe as gemas das claras e junte ao preparado anterior as gemas ligeiramente batidas, em fio e mexendo sempre. Envolva o queijo ralado.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente, com uma espátula de baixo para cima.
Unte uma forma alta com manteiga e pão ralado e deite o preparado. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a 180ºC cerca de 35min. 
Sirva de imediato com uma salada.

12 comentários:

  1. :) :) :)
    Gostei da receita servida em ambiente de de fantasia (espero que ele te tenha segredado o que anda a imaginar e assim terem feito um brainstorm para o próximo filme :)

    ResponderExcluir
  2. nham nham delicioso :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu continuo a sonhar com o souflé que um dia hei-de fazer. O primeiro. E para falar de sonhos nada melhor que uma conversa com o Tim Burton.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Que aspecto tão apetitoso!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. De aspeto delicioso, se possivel tirava uma fatia :)

    ResponderExcluir
  6. Ena que delicia, adorei o ambiente criado para essa fantastica refeiçao... Que maravilha!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Uma personagem muito bem escolhida e um jantar simples e perfeito.

    ResponderExcluir
  8. Também o adoro, não há filme dele que saia que não vá a correr ver!!
    Belo soufflê fantasia, deve ter ficado maravilhoso:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Viciante,
    Gostei da tua escolha e acredito que o teu convidado também. Ficou com um aspecto surpreendente :)
    Este souflé tem tudo para ter sido um sucesso! Nunca fiz, mas acredita que este me encantou e um dia vou fazer :)
    Gostei muito da tua participação
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha Viciante (desculpa mas inda não sei o teu nome!)!
    Estou a ver que foi um desafio duplo! Agradeço o esforço e felicito-te pela tua bela participação! Está com um aspecto maravilhoso o teu souflê!
    Beijinho e vemos-nos na 'festa' final...

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Antes de mais muito obrigada por participares.
    Queria tb pedir desculpas por só agora visitar o teu blogue, as últimas semanas por aqui têm sido complicadas.
    Sobre o teu convidado não tenho muito a acrescentar, é um génio. A minha mãe qd nos vem visitar pede sempre para ver os filmes dele, e olha que os nossos DVDs nem têm legendas em português.
    Amanhã estreia aqui o Dark Shadows!! (YAY) já temos os bilhetes!
    E olha, já te tenho nos meus feeds e prometo voltar brevemente para explorar um pouco mais o teu blogue do qual já estou a gostar muito.
    um abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  12. Que sorte a do Tim... acho que terá sido o mais convidado!
    Novamente uma receita deliciosa!
    Vou ficar um pouco mais por aqui... a explorar este terreno! Bjs


    http://tentacoesobreamesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs