quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Broas Boas


Eu gosto mesmo muito de broas e ao chegar a este tempo lembro-me sempre das que a minha mãe fazia! Que boas que eram! Resolvi então iniciar-me na arte de fazer boas broas! Pesquisei e descobri uma receita que me pareceu mesmo bem para aquilo que queria fazer. Da 1ª vez que fiz nem o cão (um pastor alemão) lhes conseguiu meter o dente, mas desta vez já correu muito melhor! Tão bem que quase que já não há…
Aqui fica a receita:
Ingredientes
500 gr de Farinha (uso 250gr de farinha de milho e 250 gr de farinha de trigo)
2 Colheres de chá de fermento

1,25 dl de Água
1,5 dl de azeite
5 Colheres de sopa de mel
250 gr de Açúcar (uso açúcar amarelo)
5 Colheres de chá de canela
4 Colheres de chá de erva-doce

Preparação:
Num tacho deitar todos os ingredientes, excepto a farinha e o fermento, e misturar bem. Por ao lume e deixar ferver, mexendo de vez em quando para que fiquem bem misturados.
Numa tigela grande deitar as farinhas e o fermento. Quando os restantes ingredientes ferverem, juntar à farinha e bater até fazer uma massa uniforme.
Tender broas (se se deixar arrefecer um pouco a massa é mais fácil e não cola tanto às mãos, se for necessário usar um pouco de farinha para tender), dispô-las num tabuleiro forrado de papel vegetal, pincelar com um ovo batido e colocar nozes partidas em cima de cada uma (também se podem usar outros frutos secos).
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos. Se necessário deixar mais alguns minutos, mas nunca deixar muito tempo para não ficarem rijas. Retirar do tabuleiro e por num saco, para não secarem completamente. Eu utilizo normalmente um saco de pano.

Muito boas!
PS - Estas fotos são das 1ª que fiz... das 2ª não tive tempo porque voaram... Mas vou fazer mais e deixo aqui registo... As próximas vão direitinhas aos meus amigos que ainda não provaram nenhuma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs