terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arroz Doce - O que é tradicional é bom!


Dizem que o é tradicional é bom… E em algumas coisas eu concordo, se bem que acho (se calhar por defeito de formação académica) que a tradição é desculpa para muita coisa… Enfim… Desta vez lá resolvi ceder ao que é tradicional. E há alguma coisa mais tradicional na doçaria portuguesa do que arroz doce? Não há!
Eu não ligo muito (não ligo mesmo nada, só gosto morno, se for cremoso, aqueles que se vendem em restaurantes, feiras e afins não me seduzem), mas o Meu Amor gosta mesmo muito e eu já andava há algum tempo em busca de uma receita. Até que a ver o “Ingrediente Secreto” o chef HSP lá me ajudou (sempre com as suas boas ideias e dicas) e apresentou um arroz doce, tradicional, mas com algumas diferenças. E eu resolvi experimentar.
Vou deixar a receita completa, mas fiz metade dos ingredientes. Para além disso não fiz as maçãs caramelizadas com as quais ele acompanhava o arroz doce. Quis ficar pelo mais simples.
Ingredientes:
700ml de leite
300ml de natas
1 vagem de baunilha
1 pau de canela
2 cascas de limão
130 gr de arroz (carolino de preferência)
4 gemas
120gr de açúcar
Preparação:
Num tacho deite o leite, as natas, o pau de canela, a casca de limão, a baunilha (abra a vagem de baunilha ao meio e rape as sementes, deite as sementes e a casca no leite) e o arroz. Mexa bem e deixe ferver. Coze durante 12min (não se afaste muito do fogão, diz o chef HSP, para o arroz não pegar ao tacho).
Numa taça bata as gemas de ovo com o açúcar até estar tudo bem envolvido. A esta gemada junte cerca de 2 colheres do preparado de leite e arroz, para temperar as gemas (isto é, para que elas se habituem à temperatura).
Junte as gemas ao tacho e mexa para as gemas cozerem. Retire a baunilha, o pau de canela e a casca de limão, deite numa taça e sirva morno!

Fica muito cremoso e saboroso! Não adoro, mas gostei de provar e gosto de fazer o que o Meu Amor gosta!

6 comentários:

  1. Também adorei este arroz quando o vi...tenho de fazer...e que é tradicional é mesmo bom amiga....bjokinhas

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sou muito apreciadora de arroz doce, o único que conseguia comer era o arrozinho feito pela minha mãe...este arroz ficou bem apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Viciante :)
    Eu não sou de tradições... e também não ligo muito a arroz doce...mas gostei imenso desta receita, acho que vou passar a ser fã de arroz doce depois de a experimentar...eh eh eh está com óptimo aspecto!!
    Também gosto muito do chef Henrique Sá Pessoa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa é certa amiga, não podemos nunca romper ou desligarmos completamente das tradições pois isso seria esquecer as nossas raízes as nossas origens...

    O arrozinho ficou delicioso e tentador e bem como eu gosto húmido e cremoso,

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de arroz doce. Mas raramente faço pois lá em casa ninguém gosta :(

    Uma festa tem de ter sempre arroz doce - tradição é tradição - Eu gosto de tradições, mais tarde dá boas lembranças. Se falta por algum motivo estas iguarias tradicionais já não é a mesma coisa

    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Adoro, adoro arroz doce! mas nunca experimentei comer com natas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs