terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lasanha de Atum

Um dia destes cheguei a casa e tinha muita coisa para fazer, fora da cozinha (como passar a ferro ou dar uma limpeza ao chão) e pensei em fazer atum, batatas e legumes cozidos. Quando cheguei a casa percebi que não tinha batatas e que os legumes que pensava ter já não estavam no sitio deles... Por momentos fiquei um bocadinho sem saber o que fazer, até que me lembrei de uma lasanha de atum... Nunca tinha feito e resolvi improvisar. Saiu muito bem e deu para 2 refeições.
Ingredientes:
2 Latas de atum
Folhas de Lasanha (compro daquelas que não é preciso cozer)
Milho
1 Lata de cogumelos laminados
2 Cebolas
Tomate pelado
Azeite
Sal, pimenta, alho em pó, açafrão das índias e cravinho
Cerveja
Salsa fresca
Molho Bechámel
Manteiga
Farinha
Leite
Sal, pimenta e noz-moscada
Comecei por fazer o molho bechámel (não ponho quantidades, porque não tenho noção do que usei): num tacho pus a derreter a manteiga e quando esta estava derretida fui juntando a farinha, a pouco e pouco, para ficar tudo envolvido. Depois é só juntar o leite em fio até formar um creme espesso. É preciso cuidado a mexer para não pegar e não ferver. No fim é só temperar com sal, pimenta preta e noz-moscada a gosto.
Reservei.
Num tacho deitei um fio de azeite, alho em pó e cebola cortada finamente. Deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida e depois juntei o tomate meio desfeito (desfaço com as mãos), o cravinho e o açafrão. Deixei apurar cerca de 5 min, juntei o atum, os cogumelos escorridos e o milho e deixei ferver. Acrescentei a cerveja aos poucos e deixei ferver para apurar cerca de 15 min. No fim piquei a salsa e envolvi.
Num tabuleiro de ir ao forno, untado com um fio de azeite, pus uma camada de placas de lasanha, uma camada de atum e uma camada de molho bechámel. Fiz assim até terminar os ingredientes e por cima pus molho bechámel e polvilhei de pão ralado (pouco).
Foi ao forno cerca de 15min até tostar.
Uma refeição saborosa e nada difícil de fazer!

Um comentário:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs