sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jantar de aniversário

Ontem houve jantar de aniversário lá em casa! Foi a avó que fez anos e juntaram-se os netos todos lá em casa! Foi um jantar bonito e a avó ficou muito contente!

A ementa foi:

Beringelas grelhadas com queijo mozarella

Estas bruschettas

Rolo de Carne com batatinhas no forno e arroz branco

Mousse de Limão

Bolo de aniversário

O pão saiu da nossa MFP, quentinho e bonito... Estava muito bom! O vinho foi o primo que trouxe e era muito agradável. Para entrada houve um Moscatel de Setúbal!

Foi um bom jantar, mas o importante foi que fizemos a avó muito feliz!

Passemos então às receitas!

Batatinhas no forno

Batatas qb (tenho feito com batatinhas novas, mas como ontem não tinha fiz com batatas grandes)

Sal, pimenta, colorau, piri-piri, salsa picada, manjericão e azeite

Descascam-se as batatas e cortam-se às rodelas não muito finas (quando faço com as batatas novas não descasco, lavo e raspo; corto ao meio). Dispõem-se as rodelas de batata num tabuleiro de ir ao forno (não podem ficar sobrepostas) , deita-se sal, pimenta, colorau, piri-piri e rega-se de azeite, polvilha-se com as ervas picadas e vai ao forno cerca de 40 min. (ou o tempo suficiente para ficarem douradas e sequinhas).

São um óptimo acompanhamento, que não custa nada a fazer e ficam muito bem quer com carne quer com peixe! São uma óptima alternativa às batatas fritas, porque não fazem tanto mal.

Mousse de Limão

3 Limões

150 gr de Açúcar

3 ovos

Água

Num tachinho põe-se o sumo de limão, igual quantidade de água, 3 gemas de ovos e o açúcar. Vai ao lume em banho-maria, mexendo sempre até ficar em creme, mas sem ferver.

Numa tigela batem-se as claras em castelo bem firmes e junta-se ao preparado anterior, suavemente, de cima para baixo, para não partir as claras. Vai ao frigorífico 2 ou 3 horas. Decora-se com cascas de limão cortadas às tirinhas.

Muito bom, muito fresquinho e nada enjoativo!

2 comentários:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs