quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Magusto

Hoje é dia de S. Martinho, dia de Magusto... Na zona onde moro é feriado, mas na zona onde trabalho não... De qualquer forma ontem foi noite de S. Martinho e houve um jantar especial, para comemorar a 14ª noite de S. Martinho na nossa casa nova!
Para as entradas houve castanhas assadas, queijo "Palhais" Gourmet, pãozinho quente e manteiga com grãos de sal do mar!
O prato principal foi entrecosto assado no forno com batatinhas assadas! Tudo acompanhado de um vinho tinto muito agradável!
A sobremesa desta vez não saiu lá muito bem... Foi uma tentativa de fazer um crumble falhada, mas vou continuar a insistir até fazer o crumble perfeito (ou quase)!
Vamos então à receita do entrecosto e das batatinhas!
Entrecosto assado no forno
Ingredientes (para 2 pessoas)
800 gr de entrecosto (ainda sobrou para mais uma refeição)
Azeite
Sal
Massa Pimentão
Massa de Alho
Louro
Pimenta
Pimentão Doce
1 Malagueta
4 Colheres de Cerveja
Num tabuleiro que possa ir ao forno rega-se o fundo com azeite e põe-se o louro. Numa tigela grande unta-se o entrecosto com massa pimentão e massa de alho até estar bem envolvido. Depois coloca-se no tabuleiro, tempera-se com umas pedras de sal (pouco, porque a massa pimentão e a massa de alho já são salgadas), deita-se pimenta preta, colorau (pimentão doce), rega-se com mais um fio de azeite e esmaga-se a malagueta lá para dentro. Rega-se com a cerveja e vai ao forno pré aquecido a 180º até estar tostado de ambos os lados. Convém ir verificando e virando a peça de carne para ficar tostada por igual!
Batatinhas assadas
Batatas pequenas
Azeite
Sal
Pimenta
Colorau
Salsa
Manjericão seco
Lavar muito bem as batatas e cortá-las ao meio (ou em 4, conforme o tamanho; as que comprei eram mesmo muito pequenas, por isso a maior parte foi cortado ao meio). Dispo-las num tabuleiro que possa ir ao forno numa camada única. Regar com azeite, temperar com sal, pimenta, colorau, salsa picada e manjericão seco. Pôr no forno e deixar tostar!
São um óptimo acompanhamento, diferente das batatas fritas, que fica muito bom!
Nota: desta vez não houve fotos... Falha nossa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs