domingo, 7 de novembro de 2010

Bolo de Laranja... e foi assim a noite de Sexta-feira!!!


A semana passa a correr (e o fds ainda mais), e agora há uma nova regra cá em casa: durante a semana não se fazem sobremesas e evitam-se os fritos, por isso comem-se muitas sopas (como se tem visto pelos últimos post), grelhados e chá!
Assim, ao fim-de-semana tiramos a barriga da miséria! E este não foi excepção. Na Sexta-feira vinha fazer broas, quando percebi que não tinha comprado mel... Por isso resolvi fazer um bolo de laranja!
E foi uma muito boa opção!

Ingredientes:
4 Laranjas
1 Iogurte natural
1 Copo de iogurte de óleo
3 Ovos
200 gr de Farinha
150gr de Açúcar + 3 colheres
1 Colher de chá de fermento

Lavam-se duas laranjas, cortam-se, retiram-se os caroços e partem-se para dentro do copo do liquidificador. Juntam-se os ovos inteiros, o iogurte e o óleo. Bate-se 3/4 min até estar tudo ligado.
Numa tigela junta-se a farinha, o açúcar e o fermento. A estes junta-se o preparado anterior, numa batedeira, mexendo sempre, até formar uma massa homogénea.
Deita-se na forma (eu usei de silicone e por isso não precisei de untar), e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante + ou - 40min (depende do forno e da forma usada).
Entretanto, num tacho deita-se o sumo das outras 2 laranjas e as 3 colheres de açúcar, mistura-se e deixa-se ferver durante + ou - 5 min.
Quando o bolo estiver cozido, retira-se do forno, pica-se com um garfo (ou um palito) e deita-se a calda de laranja. Desenforma-se frio (ou quase) para um prato fundo, porque a calda faz molho.
Muito bom!!! Mesmo!!!

2 comentários:

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs