quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bolo de Fruta (uma qualquer)

Este bolo tem uma coisa boa: pode ser feito com qualquer fruta que esteja lá por casa a ficar muito madura... É delicioso e fica bonito! Vi a receita na Internet, mas fiz umas alterações e ainda bem que as fiz, porque o bolo é suficientemente doce, não precisa de muito açucar (tirei 100 gr á receita original). Fiz numa forma de silicone! Vou fazer quase tudo em formas de silicone a partir de agora! Que coisa tão boa: sem untar, sem adicionar manteiga ou farinha, sai tudo bem e direitinho!
Ingredientes:
Base:
Fruta (uma qualquer)
Sumo de limão
100 gr de açúcar
4 Colheres de sopa de água
Bolo:
150 gr de Farinha
100 gr de açúcar
3 ovos
1 Colher de chá de essência de baunilha
1 Colher de chá de fermento
75 gr de manteiga (a receita original dizia 200 gr, mas eu achei demais)
Comecei por fazer o caramelo para a base: num tacho deitei o açúcar e a água, liguei o fogão e deixei ferver 5 min numa temperatura média.
Entretanto descasquei a fruta. Utilizei maçãs, que cortei aos quartos e depois às fatias finas e forrei o fundo da forma. Por cima salpiquei com umas gotas de limão e deitei o caramelo. Reservei.
Numa tigela bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura uniforme. Peneirei a farinha e fui juntando aos poucos. Juntei o fermento, a essência de baunilha e por fim a manteiga derretida. Bater durante 3 min e deitar por cima do caramelo.
Vai ao forno cerca de 20 min. ou até estar cozido (depende do forno).
Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs