quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Empadão de carne

Vou ter um novo frigorífico lá por casa, um daqueles combinados, em que vão caber todas as garrafas e todos os sacos que eu quiser lá por! :)
Estou mesmo contente, uma vez que o actual frigorífico tem um congelador tão pequeno, que quando abro a porta várias coisas saem de lá sozinhas! Porque estão lá tão bem acomodadas, que é só abrir para que elas escorreguem e se façam notar... Já me tem acontecido ir às compras e não poder comprar as coisas que quero porque depois não tinha espaço no frigorífico e até já me aconteceu arranjarem-me um frango caseiro e ter que o cozer todo ao mesmo tempo, porque não tinha onde o por!
Até Sábado (dia em que chega o novo frigorífico) resolvi ir acabando com o que há por lá, sem comprar outras coisas, para terminar o que há de mais antigo... Ontem foi a vez de um saco de carne picada com chouriço aparecer. E deu um belo empadão, feito num ápice e muito bom!
Receita:
Ingredientes
200 gr de Carne picada com chouriço (peço no talho para picar o chouriço e junto tudo)
1 Lata de cogumelos laminados
Azeite
Alho, cebola e tomate
Polpa de tomate
1 Colher de chá de molho pesto rosso
Sal, pimenta preta, cominhos moídos, piri-piri
Salsa fresca
Puré de Batata
Batata
Leite
Manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada
Comecei por cozer as batatas, em água e sal. Quando estavam cozidas escorri, passei com um garfo, pus num tacho, juntei leite e 2 colheres de chá de manteiga e mexi até o puré estar cremoso. (Adiciono o leite até ficar com a consistência desejada). Depois é só temperar com pimenta e noz-moscada a gosto. Reservei.
Num tacho deitei um fio de azeite e alho e deixei alourar. Quando estava quente juntei a cebola picada e deixei que esta ficasse transparente. Juntei os cogumelos escorridos, temperei com uma pitada de sal e deixei cozinhar uns minutos. Tive o cuidado de mexer com frequência para não pegar. Juntei depois o tomate sem pele e sem sementes, 2 colheres de sopa de polpa de tomate e o molho pesto rosso (compro no Pingo Doce). Deixei ferver. Juntei a carne e envolvi bem. Deitei a salsa cortada, a pimenta, o piri-piri, sal e deixei cozinhar. Quando estava a ferver deitei meia lata de cerveja e mexi. Tapei e deixei apurar durante 15 min, ou até evaporar o molho e ficar uma mistura cremosa.
Num tabuleiro deitei uma camada de puré de batata, por cima a carne, outra camada de puré de batata e pus no forno 15 minutos.
É muito bom!
Nota: Esta receita na parte do puré não está exactamente como a fiz ontem, porque estava com pressa e fiz puré congelado do Pingo Doce (passe a publicidade). É bom, mas demora quase tanto a fazer como o verdadeiro e sai muito mais caro. Vou voltar a fazer do verdadeiro.
Nota2: Devia ter pincelado o puré com ovo antes de ir ao forno, mas não tinha nenhum! Se for pincelado fica com um dourado mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs