terça-feira, 24 de agosto de 2010

Salada Fria de Massa

Há dias em que não há jantar, nem almoço… Há dias passados na praia em que o almoço é o básico pic-nic com sandes de coisas variadas (fiambre, queijo, tomate, alface, requeijão), fruta, ovo mexido e um gelado ou uma bola de berlim lá mais para o fim da tarde… Nesses dias o jantar acaba por ser um frango assado comprado na churrasqueira ao pé de casa ou qualquer outra coisa simples, porque a vontade de cozinhar é pouca ou nenhuma…
Mas também há os básicos, aquilo que é sempre bom ter em mente e que fica bem em qualquer altura. Uma dessas receitas é uma salada de massa muito boa para levar para a praia ou para a saída com os amigos, em que se combina um pic-nic… Come-se fria, pode ficar feita de um dia para o outro e sabe muito bem!

Salada Fria de Massa

Massa a gosto
Bacon aos cubinhos
Fiambre aos quadradinhos
Cogumelos laminados
Chouriço aos quadradinhos
Milho
Azeite
Alho

(Pode-se juntar delicias do mar, camarões descascados e previamente cozidos, rebentos de soja, ervilhas ou qualquer outra coisa que exista no frigorífico)

Numa panela com água a ferver coze-se a massa até ficar “al dente” (cerca de 8 min., mas convém verificar porque depende muito da massa). Quando estiver cozida escorre-se, passa-se por água fria e reserva-se. Entretanto numa frigideira funda deita-se um fio de azeite, um dente de alho picado e deixa-se alourar. Quando estiver louro junta-se o bacon e o chouriço para fritar uns minutos; depois misturam-se os cogumelos bem escorridos e secos com um papel de cozinha. Quando estes tiverem alourado misturam-se os restantes ingredientes, tempera-se com pimenta e sal a gosto (não esquecer que o bacon e o chouriço são salgados) e deixe-se cozinhar por uns minutos, mexendo sempre para não pegar. Depois de apurado é só juntar a massa e envolver com a ajuda de uma colher de pau.
Deixe arrefecer e ponha em caixas para levar para o pic-nic ou para a praia.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs