quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As ementas lá de Casa

Continuando com as receitas deste post, passamos agora para o arroz de pato. O pato é uma ave muito saborosa, mas que não tem tanta carne quanto o frango. Custa mais a cozer e como é um bocadinho mais rijo, demora mais tempo a desfiar... Mas fica muito bom! Esta receita pedi à minha mãe, depois de ter procurado bastante e de não ter visto nenhuma que fosse parecida, perguntei-lhe como se faz... É assim:
Arroz de Pato
1 Pato
1 Cebola
Alho e louro
Azeite
Vinho Branco
Sal, pimenta e Cravinho
Arroz
Chouriço
Manteiga
Comecei por cortar e lavar muito bem o pato. Trazia os miúdos, que guardei, uma vez que com o calor não apetecia fazer canja.
Depois de bem lavado e cortado em pedaços mais ou menos pequenos, deitei azeite numa panela, a cebola picada, alho picado e uma folha de louro. Deixei a cebola ficar molinha e quase transparente e juntei o pato. Envolvi bem, baixei o lume e deixei cozinhar cerca de 10 min. É preciso ter cuidado e ir mexendo de vez em quando. Ele cozinha no vapor. Quando o pato estava a ficar lourinho por fora juntei 1 copo de vinho branco, o sal, a pimenta e água até cobrir. Deixei cozer. Depende do fogão, mas demora cerca de 35/40 min.
Depois de cozido, escorri da água, e deixei arrefecer.
Entretanto, passei a água por um passador de rede, medi a quantidade necessária para o arroz (por cada caneca de arroz, 2/5 de água, porque prefiro o arroz mais molhadinho), voltei a por ao lume, deixei ferver e juntei o arroz. Coze durante 8/10 min, porque não deve cozer demasiado.
Enquanto o arroz coze, desfia-se o pato, tendo o cuidado de tirar todos os ossos e peles.
Untei um tabuleiro com manteiga, pus uma camada de arroz, no meio espalhei o pato, tapei com mais uma camada de arroz e por cima decorei com o chouriço cortado às rodelas e umas nozes de manteiga. Depois é só por no forno até dourar por cima!
Bom apetite
Notas: com o pato desfiado pode-se juntar bacon ou presunto aos quadradinhos e azeitonas cortadas às rodelas fininhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs