terça-feira, 3 de abril de 2012

Empadinhas de Frango


aqui referi que houve mais um dos nossos almoços/ lanches/ jantares mensais de amigos! De lá trouxe alegria, felicidade por voltar a ver aqueles que me acompanham já ao longo de algum tempo (são mais ou menos 20 anos, embora gostemos de dizer que já passaram vá, 3 meses desde que nos conhecemos), paz (porque é sempre bom estarmos juntos) e frango assado que sobrou! 

Resolvi chegar a casa e desfiá-lo para aproveitar da melhor forma o frango que trouxe! Uma parte foi parar a estas belas empadas, que foram perfeitas para um jantar daqueles estranhos (eu janto e saio e deixo as coisas prontas para o Meu Amor jantar quando chegar)! Estava na aula quando recebi uma mensagem que adorei! Dizia: "Estavam deliciosas"! E assim até a aula me correu melhor!

Fiz assim: 

Ingredientes:

Massa:  
250g de farinha
100g de margarina
2 colher de azeite
1 dl de água
2 gemas
Sal qb

Recheio:
2 chávenas de frango desfiado
2 c. de sopa de azeite
½ cebola
1 dente de alho
Pimenta em grão
Sal, piripiri e 1 folha de louro
2 c. de sopa de polpa de tomate
1 c. de chá de caril
½ copo de vinho branco
1 c. de chá de farinha

Preparação:

Massa:
Deite numa tigela a manteiga, a gema, a água e o sal. Vá misturando com a farinha até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e reserve.

Recheio:
Desfie bem o frango. Num tacho deite o azeite, a cebola, o alho e afolha de louro e deixe alourar. Junte o frango, tempere de sal, pimenta e piripiri e deixe cozinhar. Regue com a polpa de tomate e o vinho branco. Deixe apurar. Retire o louro, polvilhe coma farinha, envolva e retifique os temperos.

Montagem:
Estenda a massa, unte as forminhas com óleo ou manteiga derretida e polvilhe com farinha. Forre cada forma com uma rodela de massa, encha com recheio (não encha em demasia), tape com outra rodela de massa fina, dobre as pontas para dentro, pincele com uma gema e leve ao forno a 180ºC cerca de 25min.
Desenforme mornas e sirva.

6 comentários:

  1. É tao bom quando recebemos elogios das pessoas que nos mais amamos...eu adoro empadas, mas tenho que experimentar fazer com essa massa porque eu so faço com massa folhada... e essas estao com aspecto delicioso!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. NUNCA FIZ EMPADAS, ESSAS FICARAM LINDAS E COM ESSE RECHEIO CERTAMENTE QUE UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Que lindas ficaram as tuas empadinhas hummm se apanhasse aqui agora uma...

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindas empadas que ficaram e certamente deliciosas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que lindas empadinhas, adoro!! Ai que me ficou a apetecer tanto uma!!!:)
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs