segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cá estou!


Olá a todas/os! Voltei, e se por um lado há aquela sensação de que as férias foram demasiado curtas para aquilo que eu precisava, mas por outro é bom estar de volta, voltar ao meu cantinho, do qual confesso que tive saudades!
E para o regresso nada melhor que uma receita com inspiração no programa do Chef HSP (do qual já falei muitas vezes, porque gosto mesmo muito)!
Esta receita surgiu do episódio sobre frango do campo. Nós cá em casa gostamos muito de frango, porque é uma carne muito saudável e saborosa, que se pode fazer das mais diversas formas.
Compro, sempre que posso, frango do campo, porque o acho mais saboroso. Mas também aparecem muito cá por casa, as perninhas de frango, coxinhas de frango, peitos de frango e bifes de frango.
Desta vez comprei pernas de frango do campo e resolvi experimentar com uns arranjos nesta receita.
Ficou óptimo, delicioso e muito bonito. É bastante simples e indicado para quando há visitas.
A receita original é feita com coxinhas, mas eu utilizei as pernas que comprei.
Ingredientes:
1 perna de frango do campo (traz a perna e a coxa)
1 ramo de coentros
1 ramo de salsa
2 dentes de alho
1 cebola
1 c. de chá de gengibre
1 c. de chá de cominhos em pó
1 c. de chá de sementes de coentros
2 paus de canela
Azeite
Sal e pimenta
1 limão
Preparação:
Eu fiz de um dia para o outro, mas o chef referiu no programa que 1h a marinar é suficiente.
Comecei por lavar muito bem o frango, limpá-lo de gordura e dar uns cortes na pele, sem serem muito profundos. Reservei.
No copo do liquidificador pus a cebola, o alho, a salsa e os coentros (podem juntar mais ervas aromáticas, mas eu não tinha mais nenhuma qualidade em casa), as especiarias, sal, pimenta, sumo de ½ limão e azeite a cobrir. Passei bem até ter uma pasta.
Deitei metade no fundo de um tabuleiro, por isso pus o frango e untei bem. Deitei a outra metade por cima do frango, juntei os paus de canela e ½ limão em rodelas. Reservei de um dia para o outro nesta marinada.
Na altura de fazer o jantar liguei o forno a 180ºC. Retirei o frango da marinada e escorri. Aqueci uma frigideira bem quente e passei o frango (não é necessário acrescentar azeite porque o frango já tem), primeiro com a pele para baixo até ficar dourada e tostada (cerca de 5min) e de seguida, com a pele para cima para selar a carne.
Cobri o fundo de um tabuleiro de forno com uma parte da marinada, dispus o frango por cima, tapei com papel de alumínio e levei ao forno cerca de 30min. Retirei o papel e deixei tostar mais 10min.
Servi com batatinhas novas a murro, regadas com o molho do frango.  

3 comentários:

  1. QUE BOM ESTARES DE VOLTA AMIGA E É SEMPRE UM PRAZER RECEBER-TE NO MEU CANTINHO TAMBÉM, OBRIGADO. Espero que tenhas tido umas ferias divertidas e que tenhas aproveitado ao maximo.

    Fico à espera do teu bolinho e sugestão!!

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha saudades das receitas (mas tenho mais saudades vossas).
    Ontem fiz uma mousse de lima e pensei que tenho de fazer da próxima vez que estivermos todos juntos, talvez gostes e possas fazer para colocar aqui ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Andamos o ano inteiro à espera das férias, mas depois sabe-nos tão bem voltar a casa. Ainda bem que voltas. Quero ver as novidades e as tuas receitas. Esta eu sei que fica sempre bem , pois também faço, mas não experimentei com algumas especiarias que poes. Tenho a certeza que se experimentar vão fazer a diferença. bjs carla sousa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs