segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Queques de Limão


Vi esta receita no site da Mafalda Pinto Leite (que vou ver com muita regularidade). Os queques eram servidos com molho de maracujá, mas como só tinha uma lata de polpa de maracujá com 1/2 litro e depois ia ficar aberta e podia-se estragar resolvi adaptar a receita e regar os queques com calda de limão! Muito bom! Mas a de maracujá não está esquecida... Um dia destes aqui aparece!

Ingredientes
175 g de manteiga à temperatura ambiente
3/4 chávena de açúcar
1 colher de sopa de raspa de limão
3 ovos
1 1/2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de sumo de limão

Calda:
1 Limão
1 Chávena de água
3 Colheres de sopa de açúcar


Modo de confecção
Aqueça o forno a 160 ºC. Unte um tabuleiro de queques (ou qualquer outro tipo de forma com a capacidade de 1/2 chávena) com manteiga e peneire com farinha. Eu usei uma forma de silicone para queques e só foi necessário pincelar com óleo.

Coloque a manteiga, açúcar e raspa de limão numa tigela de batedeira. Bata até obter uma mistura leve e cremosa. Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem antes de cada adição. Peneire a farinha e fermento em pó por cima da mistura de manteiga e misture juntamente com o sumo de limão.

Divida a massa pelas formas e leve ao forno por 25 minutos ou até um palito quando inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto num tacho leve ao lume o açúcar, a água e o sumo de limão. Mexa sempre até verificar que fica com uma calda liquida, mas espessa. Coloque os queques num prato fundo, regue os queques com a calda e deixe arrefecer!

São muito bons, sabem bem a limão e acompanham o café na perfeição!

Um comentário:

  1. hum devem ser bem aromáticos!!!
    Com maracujá também é uma boa alternativa sem duvida!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs